CBF anuncia nova divisão do futebol feminino a partir de 2022

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A CBF anunciou nessa terça-feira a criação de uma nova divisão para o futebol feminino a partir de 2022. A organização oficializou a criação do Campeonato Brasileiro Feminino A-3.

CBF terá nova divisão para o futebol feminino em 2022!

Saiba mais sobre a criação do Brasileiro Feminino A3 >> https://t.co/9nfepQJGLa pic.twitter.com/reuxZ6c540
— CBF Futebol (@CBF_Futebol) May 18, 2021
Com a nova competição, o número de equipes participantes nas competições nacionais aumentará, passando de 52 para 64, divididos entre as três séries.
“Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições, a divisão A-3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas, além de incentivar o fortalecimento das categorias de base dos clubes, que ganham um calendário maior e mais estruturado”, disse Aline Pellegrino, Coordenadora de Competições Femininas da CBF.
O Brasileirão A-3 contará com um novo critério para a classificação dos clubes. Com um formato democrático, a competição terá representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Sendo assim, serão os 27 campeões estaduais, somados aos quatro clubes melhores posicionados no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e um clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino do mesmo ano.