Santos aposta em retrospecto fora de casa contra o Barcelona-EQU para seguir na Libertadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores, o Santos enfrenta o Barcelona, do Equador, na quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. Para vencer e conseguir avanças às oitavas de final do torneio continental, o Peixe aposta no bom retrospecto fora de casa contra a equipe equatoriana.
Longe da Vila Belmiro, Santos e Barcelona se enfrentaram três vezes, todas em Guayaquil. Ao todo, o Alvinegro somou duas vitórias e um empate, além dez gols feitos e quatro sofridos.
O primeiro embate entre as duas equipes foi um amistoso em 1962 que terminou com uma goleada santista por 6 a 2. A partida foi marcada pela grande atuação de Pepe, que balançou as redes quatro vezes no segundo tempo.
Já o primeiro confronto oficial ocorreu pela fase de grupos da Libertadores de 2004. Sob o comando do então técnico Emerson Leão, o Peixe venceu por 3 a 1, gols de Renato, Basílio e Robinho. O tento equatoriano foi marcado pelo atacante brasileiro Rodrigo Teixeira.
O último encontro entre Santos e Barcelona em Guayaquil foi válido pela partida de ida das quartas de final da Libertadores de 2017. Na ocasião, Bruno Henrique, atualmente no Flamengo, abriu o placar, mas Jonatan Álvez deixou o placar em 1 a 1. Na volta, o Alvinegro acabou derrotado por 1 a 0 na Vila Belmiro e foi eliminado.
O retrospecto do Barcelona de Guayaquil como mandante contra times brasileiros na Libertadores também não é dos melhores. Em 11 duelos, foram três vitórias, quatro empates e quatro derrotas, aproveitamento de 39,3%.
Após cinco jogos realizados, o Santos tem seis pontos conquistados no Grupo C da Libertadores, enquanto o time equatoriano aparece com 10. Já o Boca Juniors, com sete, enfrentará o The Strongest, que tem seis.