Última rodada do Campeonato Espanhol vai além da disputa pelo título

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os resultados da penúltima rodada do Campeonato Espanhol confirmaram que a disputa pelo título vai até o último dia, com o Atlético de Madrid possuindo uma vantagem de dois pontos em relação ao rival Real Madrid. A luta contra o rebaixamento também está muito intensa, com Huesca, Elche e Real Valladolid brigando pela única vaga restante na primeira divisão e com os outros dois se juntando ao já rebaixado Eibar.
Tendo em conta que há tantas coisas em jogo e tantos jogos que podem ter impacto nas outras equipes, haverá sete encontros da no mesmo horário, às 13h (de Brasília) deste sábado. Na corrida pelo título, o Real Madrid recebe o Villarreal, que pretende garantir vaga direta na Liga Europa. Enquanto isso, o Atlético de Madrid visita o Real Valladolid, que luta contra o rebaixamento.
O clube Colchonero será campeão no José Zorrilla, aconteça o que acontecer nos outros jogos. Mas, se não conseguirem os três pontos em Valladolid, o Real Madrid pode ultrapassá-los com uma vitória sobre o Submarino Amarelo.
Curiosamente, o Real Madrid nunca conseguiu ganhar o título ao entrar no último dia na segunda posição. Em 10 ocasiões, eles chegaram à rodada final em segundo e com possibilidades matemáticas de se tornarem campeões, em 1934, 1935, 1936, 1953, 1960, 1966, 1981, 1984, 2010 e 2016.
Além de tentar atrapalhar quem briga pelo título, o Valladolid precisa dos três pontos para seus próprios objetivos. Devem vencer e torcer para que os resultados dos jogos envolvendo Huesca e Elche sigam com derrota dos mandantes. ambas as equipes têm partidas em casa pela frente, contra Valencia e Athletic Bilbao, respectivamente.
O jogo do Eibar contra o Barcelona também será disputado ao mesmo tempo porque pode ter um impacto na batalha contra o rebaixamento. Embora os bascos já devam cair, uma vitória sobre o time de Lionel Messi e companhia poderia impactar o destino de Huesca e Elche.
Também em jogo no horário das 13h, está o embate pelas vagas na Liga Europa e na Liga da Conferência. O quinto e o sexto lugar garantem passagem para o primeiro torneio, enquanto o sétimo lugar significa um ingresso para a nova competição europeia.
Atualmente, a Real Sociedad está em quinto com 59 pontos, enquanto Real Betis e Villarreal estão em sexto e sétimo, respectivamente, com 58 pontos cada. Isso significa que a visita da Real Sociedad ao Osasuna e a viagem do Real Betis para enfrentar o Celta de Vigo valem muito, enquanto o Submarino Amarelo lutará por uma posição na possível decisão pelo título fora de casa, contra o Real Madrid.