Universitario é o único time peruano que já venceu o Palmeiras no Brasil pela Libertadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Pela sexta e última rodada da fase de grupos da Libertadores, Palmeiras e Universitario se enfrentam nesta quinta-feira, às 19 horas (de Brasília), no Allianz Parque. Curiosamente, o Universitario é o único time peruano que já venceu o Verdão pelo torneio continental jogando no Brasil.
Em 1979, as duas equipes se enfrentaram duas vezes pela fase de grupos da Libertadores. Em Lima, vitória alviverde por 5 a 2. Já no Pacaembu, os peruanos levaram a melhor e triunfaram por 2 a 1. O Palmeiras até abriu o placar com Marinho Peres, mas a expulsão de Toninho facilitou a virada do Universitario, que marcou com Vilchez e Ore.
Na ocasião, o resultado eliminou o clube brasileiro da competição continental. Vice-campeão brasileiro em 1978, o Verdão somou apenas seis pontos e ficou em terceiro lugar no Grupo 3. O líder foi o Guarani, que era o atual campeão nacional, com 10 pontos. Na época, apenas o primeiro colocado avançava ao mata-mata.
O retrospecto do Palmeiras contra times peruanos, no entanto, é extremamente positivo. Só pela Libertadores foram 13 vitórias e duas derrotas, aproveitamento de 86,6% dos pontos disputados.
Contando amistosos e outras competições, o Verdão enfrentou equipes peruanas em 46 situações, acumulando 32 triunfos, seis empates e oito reveses, aproveitamento de 73,9%.
Com 12 pontos conquistados após cinco rodadas, o Palmeiras já está garantido na liderança do Grupo A e classificado às oitavas de final da Libertadores. O Universitario, por outro lado, tem apenas quatro pontos e busca um bom resultado para ficar com o terceiro lugar do grupo e ir às oitavas da Copa Sul-Americana.