Sylvinho chega ao Corinthians com a Licença UEFA PRO; saiba quais técnicos da Série A possuem a graduação

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A partir da aposentadoria da carreira de jogador de futebol, Sylvinho passou a se dedicar em uma construção para se tornar treinador. O ex-lateral investiu em experiências dentro de comissões técnicas e também se debruçou nos estudos.
Com a contratação de Sylvinho, o Corinthians passou a ter um profissional gabaritado para trabalhar em qualquer equipe do mundo. Isso porque Sylvinho possui as Licenças A, B e PRO da UEFA.
A Licença PRO, que custa aproximadamente R$ 20 mil, é uma exigência das cinco principais ligas nacionais da Europa (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França). Sem ela, não é permitido assumir nenhum dos times dessa lista.
A graduação no nível máximo de formação de treinadores ainda não é muito comum no Brasil. Além de Sylvinho, apenas mais um técnico brasileiro da Série A detém esse certificado, e ele passou pelo próprio Corinthians há pouco tempo: Tiago Nunes.
Portanto, Tiago Nunes, hoje no Grêmio, e Sylvinho, agora técnico do Timão, são os únicos técnicos brasileiros que estão na elite nacional e possuem a Licença UEFA PRO.
Além da dupla, outros três técnicos estão no mesmo nível de formação. Todos eles estrangeiros: Hernán Crespo, técnico do São Paulo, Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, e Miguel Ángel Ramírez, técnico do Internacional.
Em suma, são os treinadores dos três clubes da cidade de São Paulo e os dois comandantes das equipes de Porto Alegre.
No caso de Sylvinho, além dos cursos, ele acumula passagens como auxiliar técnico por Cruzeiro, Sport, Náutico, Corinthians, Inter de Milão e Seleção Brasileiro. No Lyon-FRA, ele viveu sua primeira experiência como técnico.