Após polêmica, tenista Naomi Osaka decide abandonar Roland Garros

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A tenista número 2 do mundo, Naomi Osaka, anunciou, nesta segunda-feira, que deixará Roland Garros.
“Acho que agora a melhor coisa para o torneio, para os outros jogadores e para o meu desejo é que eu me retire para que todos possam voltar a se concentrar no tênis que está acontecendo em Paris”, escreveu em suas redes sociais.
No último domingo, a japonesa foi multada em 15 mil dólares (R$ 78,3 mil) por se recusar a participar da coletiva de imprensa após a vitória sobre a romena Patricia Maria Tig. Os organizadores do evento disseram que se a atleta insistisse em sua decisão, seria excluída do torneio.
— NaomiOsaka????? (@naomiosaka) May 31, 2021
Na mensagem publicada nas redes sociais, Osaka afirmou que sofre de depressão desde 2018 e que isso foi um dos fatores que a fez não participar da coletiva.
“A verdade é que tenho sofrido longos períodos de depressão desde o US Open em 2018 e tenho tido muita dificuldade em lidar com isso. Quem me conhece sabe que sou introvertida, e quem me viu nos torneios vai perceber que costumo usar fones de ouvido, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade social (…) Então, aqui em Paris eu já estava me sentindo vulnerável e ansiosa, então pensei que era melhor me cuidar e pular as coletivas de imprensa”, disse.
Após o anúncio, a organização de Roland Garros emitiu comunicado lamentando a desistência de Osaka, destacando que “está triste” com a saída da tenista.
“Em primeiro lugar, sentimos muito e estamos tristes por Naomi Osaka. O resultado da saída de Naomi de Roland-Garros é lamentável. Desejamos a ela a melhor e mais rápida recuperação possível e esperamos ter Naomi em nosso torneio no próximo ano”, afirma a nota.
“Como todos os Grand Slams, o WTA, o ATP e o ITF, continuamos muito comprometidos com o bem-estar de todos os atletas e em melhorar continuamente todos os aspectos da experiência dos jogadores em nosso torneio, inclusive com a mídia, como sempre fizemos se esforçou para fazer”, completa.
Pela segunda rodada do torneio, Naomi deveria enfrentar a romena Ana Bogdan, nesta quarta-feira.
Confira a mensagem publicada pela tenista em suas redes sociais:
Olá a todos, esta não é uma situação que eu já imaginei quando postei alguns dias atrás. Acho que agora a melhor coisa para o torneio, para os outros jogadores e para o meu desejo, é que eu me retire para que todos possam voltar a se concentrar no tênis que está acontecendo em Paris. Nunca quis ser uma distração, aceito que meu momento não foi o ideal e minha mensagem poderia ter sido mais clara. Mais importante, eu nunca banalizaria a saúde mental ou usaria o termo levianamente. A verdade é que tenho sofrido longos períodos de depressão desde o US Open em 2018 e tenho tido muita dificuldade em lidar com isso. Quem me conhece sabe que sou introvertida, e quem me viu nos torneios vai perceber que costumo usar fones de ouvido, pois isso ajuda a diminuir a ansiedade social. Embora a imprensa do tênis sempre tenha sido gentil comigo (e eu quero me desculpar especialmente com todos os jornalistas legais que eu possa ter magoado), eu não sou uma oradora pública natural e tenho grandes ondas de ansiedade antes de falar para a mídia mundial . Fico muito nervosa e acho estressante tentar sempre me envolver e dar as melhores respostas que posso.
Então, aqui em Paris eu já estava me sentindo vulnerável e ansiosa, então pensei que era melhor me cuidar e pular as coletivas de imprensa. Anunciei preventivamente porque sinto que as regras estão bastante desatualizadas em algumas partes e queria destacar isso. Escrevi em particular para o torneio me desculpando e dizendo que ficaria mais do que feliz em falar com eles após o torneio, pois o Slam é intenso. Vou tirar um tempo da quadra agora, mas é a hora certa. Eu realmente quero trabalhar com o torneio para discutir maneiras de tornarmos as coisas melhores para os jogadores, imprensa e fãs. De qualquer forma, espero que todos estejam bem e fiquem seguros, amo vocês, vejo vocês quando os ver.