Campeonato Francês terá 18 clubes a partir da temporada 2023/24

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Liga de Futebol Profissional da França (LFP) comunicou, nesta quinta-feira, que a Ligue 1 contará com apenas 18 times a partir da temporada 2023/24. Atualmente, 20 clubes disputam a primeira divisão do país.
Visando reduzir o calendário, com 34 rodadas em vez de 38, a decisão foi tomada após votação – apenas o Metz se opôs à redução de clubes na Ligue 1.
“É uma decisão muito boa que mostra a união dos envolvidos no futebol francês. Acima de tudo, cria as condições para um ambicioso plano de reformas para o futuro”, avaliou o presidente da LFP, Vincent Labrune.
Na temporada 2022/23, quatro clubes serão rebaixados para a Ligue 2, enquanto apenas dois serão promovidos. A princípio, a segunda divisão contará com 20 equipes – no entanto, uma redução também poderá ocorrer no futuro.
Rebaixamento e acesso entre Ligue 1 e 2 permanecerão iguais: os dois últimos colocados da elite nacional caem e os dois primeiros da segundona sobem. O antepenúltimo da primeira divisão joga um playoff com o 3º colocado da segunda.
O Campeonato Francês de 2020/21 foi vencido pelo Lille, que não conquistava a competição há dez temporadas. Após vitória na última rodada, contra o Angers, por 2 a 1, a equipe somou 83 pontos – um a mais do que o PSG – e sagrou-se campeã.