Ginasta Rebeca Andrade brilha no Pan e garante vaga para os Jogos de Tóquio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Brasil assegurou a classificação de mais uma atleta para os Jogos Olímpicos de Tóquio neste sábado. Dona do primeiro lugar no individual geral do Campeonato Pan-Americano de Ginástica, disputado na Arena Carioca, Rebeca Andrade garantiu a vaga.
Rebeca somou 56.700, obtendo 14.800 no salto, 14.400 nas paralelas assimétricas, 13.800 na trave e 13.700 no solo. Ela se classificou à final de todos esses aparelhos em primeiro lugar, com exceção do salto – por priorizar o individual geral, fez apenas um.
“Estou muito feliz com a minha apresentação. Minha carreira na ginástica foi muito brilhante e, ao mesmo tempo, muito difícil. Foram várias situações que tive que enfrentar. A gente ficou muito tempo sem competir e disputar uma competição, mesmo no nosso País, e manter a calma, foi muito difícil”, disse Rebeca.
Rebeca Andrade garantiu presença nas Olimpíadas de Tóquio (Foto: Divulgação/Ricardo Bufolin)
Durante sua apresentação na trave, a ginasta se desequilibrou, mas conseguiu evitar a queda. “Se eu estivesse nervosa, naquele momento de desequilíbrio que tive na trave, no desespero de tentar me controlar para voltar, talvez tivesse caído. Treinei muito com a minha psicóloga e isso foi muito importante”, descreveu.
O Brasil conquistou também a primeira colocação da competição por equipes com 160.733, seguido por México (152.601) e Argentina (149.533). A equipe nacional foi formada por Rebeca, Lorrane Oliveira, Christal Bezerra, Julia Soares e Ana Luiza Lima.
Rebeca conquistou vaga nominal e fará companhia a Flávia Saraiva, que se classificou para os Jogos de Tóquio no Mundial de Stuttgart 2019. Lorrane Oliveira, que também lutava pela vaga, ficou em quarto lugar, atrás da argentina Martina Dominici e da costa-riquenha Luciana Alvarado, que também vão ao Japão.