Efeito Diniz? Santos é o time com mais passes no Campeonato Brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Depois de começar o ano tropeçando e demitir Ariel Holan, o Santos decidiu apostar em Fernando Diniz para a temporada de 2021. E o técnico parece que já está conseguindo implementar a sua filosofia de jogo dentro do Alvinegro Praiano.
Isso porque o Peixe é o time que mais troca passes no Campeonato Brasileiro até o momento. Com duas rodadas disputadas, o clube soma 1070 passes, dos quais acertou 980 e errou apenas 80, resultando em um aproveitamento de 92,5%, segundo dados do Footstats.
A efeito de comparação, a segunda equipe com mais passes é o São Paulo, de Hernán Crespo, com 1058, sendo 981 corretos. Já a com menos é o Grêmio, com 483. O Tricolor Gaúcho, no entanto, possui um jogo a menos. Levando em conta apenas os times com dois embates concluídos, portanto, o Bahia é o que menos tem passes, com 574.
Desde de que começou a sua carreira como treinador, Fernando Diniz sempre prezou pela posse de bola. O comandante gosta de um estilo de jogo de muita troca de passes, desde a defesa, incluindo o goleiro, até o ataque.
“Essa filosofia me acompanha desde 2009. Nunca é proibido mudar. É só olhar todos os trabalhos. Implantamos de maneira paulatina. Não será com pouco treino que os jogadores farão tudo que só o tempo pode ajudar a fazer. Mas aos poucos implantamos a ideia. Acredito muito nesse modelo, de imposição. Futebol mais coletivo, corajoso e com inteligência tática, sabendo ler o adversário. O dia que não der para sair jogando mesmo depois de muito treino, usaremos a bola longa”, comento em coletiva.
Até o momento, Diniz soma apenas quatro jogos à frente do Santos, com três vitórias e uma derrota, além de seis gols marcados e quatro sofridos. O próximo desafio do comandante é nesta terça-feira, contra o Cianorte, pela terceira fase da Copa do Brasil.