Corinthians tenta repetir feito que só conseguiu duas vezes na Copa do Brasil

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Corinthians volta a campo na quarta-feira para enfrentar o Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília), no Antônio Accioly, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Como perdeu o duelo de ida por 2 a 0, o Timão precisa triunfar por três gols para avançar ou dois para levar o confronto para os pênaltis. Em toda a história do torneio nacional, o Alvinegro só conseguiu reverter uma situação assim em duas ocasiões.
Ao todo, foram sete vezes em que o Corinthians perdeu a partida de ida de uma fase da Copa do Brasil por dois ou mais gols de diferença. Nas edições de 2005 e 2008, o clube do Parque São Jorge conseguiu reverter o placar desfavorável e permaneceu vivo na competição.
Em 2005, Timão enfrentou o Cianorte, do Paraná, pela segunda fase do torneio. No primeiro embate, vitória por 3 a 0 do Leão do Vale no no Estádio Willie Davis, em Maringá. Já no segundo duelo, a equipe do técnico Daniel Passarella goleou por 5 a 1 no Pacaembu e garantiu a classificação. Roger Flores (duas vezes), Gustavo Nery e Carlos Tévez (também duas vezes) marcaram para os mandantes, enquanto Édson descontou.
Três anos depois, o Alvinegro precisou contar com o fator casa novamente para superar uma derrota na ida e avançar na Copa do Brasil. Após perder por 3 a 1 para o Goiás, no Serra Dourada, na primeira partida das oitavas de final, o time de Mano Menezes contou com os gols de Diogo Rincón (duas vezes), André Santos e Herrera para golear por 4 a 0 no Morumbi e ir às quartas de final.
Na primeira edição da Copa do Brasil, em 1989, o Corinthians até chegou a vencer o Flamengo por 4 a 2 no Pacaembu após ter sido derrotado por 2 a 0 no Maracanã. Na época, no entanto, o gol fora de casa era critério de desempate e acabou favorecendo o Rubro-Negro, que avançou às semifinais. No regulamento atual, o confronto iria para os pênaltis.
Confira todas as vezes em que o Corinthians perdeu o jogo de ida por dois gols ou mais de diferença pela Copa do Brasil:
Quartas de final de 1989 – Flamengo 2 x 0 Corinthians – ida
Corinthians 4 x 2 Flamengo – volta (eliminado no gol fora de casa)
Oitavas de final de 1994 – Corinthians 0 x 2 Grêmio – ida
Grêmio 2 x 2 Corinthians – volta
Oitavas de final de 1998 – Cruzeiro 3 x 1 Corinthians – ida
Corinthians 1 x 1 Cruzeiro – volta
Oitavas de final de 1999 – Juventude 2 x 0 Corinthians – ida
Corinthians 0 x 1 Juventude – volta
Segunda fase de 2005 – Cianorte 3 x 0 Corinthians – ida
Corinthians 5 x 1 Cianorte – volta
Oitavas de final de 2008 – Goiás 3 x 1 Corinthians – ida
Corinthians 4 x 0 Goiás – volta
Oitavas de final de 2015 – Corinthians 0 x 2 Santos – ida
Santos 2 x 1 Corinthians – volta