Maracanã abre as portas para o maior clássico do futebol

Dois dos principais nomes do futebol mundial, Neymar e Lionel Messi serão os responsáveis por tentar levar as seleções do Brasil e Argentina, respectivamente, ao título da Copa América, na grande decisão de hoje à noite, no Maracanã - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A tão aguardada final da Copa América entre Brasil e Argentina vai acontecer neste sábado. O esperado duelo terá como palco o Maracanã, a partir das 21 horas (de Brasília).

A Seleção Brasileira chega em busca de mais um título da competição em casa. Desta vez, Neymar vai estar em campo, o que não aconteceu na edição de 2019.

O técnico Tite destacou a grandeza do confronto contra os hermanos.

"São os dois últimos sul-americanos campeões do mundo. 2002, 1994, 86 a Argentina. Tem uma dimensão, sem desprezar Colômbia, Uruguai, são ícones do futebol mundial. Falar de Messi e Neymar é falar de excelência, virtudes técnicas, mentais, físicas, capacidade de criação muito alta. É um grande desafio, um grande espetáculo", disse.

Para esta partida, Tite segue sem poder contar com Gabriel Jesus, suspenso. Já Alex Sandro se recuperou de lesão, mas ainda é dúvida.

Do outro lado, a Argentina encara o duelo como uma final de Copa do Mundo. Os hermanos querem acabar com o jejum de títulos, que vem desde 1993, quando venceram a Copa América, no Equador.

"Isso é passado, quando a gente fica olhando para o passado não é referência", disse Tite sobre a seca argentina. "Nós estamos invictos na Copa América, os números são os melhores das duas Copas Américas, então não vejo significado maior", completou o treinador.

Os argentinos contam com a motivação de Lionel Messi. O atacante tem sido fundamental na campanha da seleção na competição.

O técnico Lionel Scaloni minimizou o fato de Neymar ter afirmado que gostaria de encarar a Argentina na decisão.

"Eles dizem isso porque eles têm muita amizade, o Neymar com o Messi e os outros jogadores. Sei que eles dizem isso com sinceridade. Eles sempre falam bem de nós", declarou.

Torcida - O clássico sul-americano terá a presença da torcida na arquibancada. A Prefeitura do Rio acatou ontem um pedido da Conmebol e liberou a presença do público no Maracanã, mas impôs o limite de 10% de ocupação por setor do estádio.

O prefeito Eduardo Paes disse que se a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), organizadora da competição, decidir usar todo o estádio, que tem capacidade para 65 mil pessoas, significa que 6,5 mil pessoas poderão entrar desde que apresentem teste PCR das últimas 48 horas para comprovar que não estão com a covid-19. Além disso, devem manter distanciamento nas cadeiras e o uso de máscaras.

Paes disse que a autorização para a presença e público na Copa América não deixa de ser uma espécie de evento teste neste momento em que as notícias sobre queda de internações e de casos da doença são melhores para viver uma transição. O prefeito garantiu que não foi pressionado pela Conmebol.

"Soube pela imprensa que eles haviam feito uma solicitação. Consultei o secretário de Saúde. Eles avaliaram com a maior liberdade do mundo, decidiram ontem e me informaram que não viam problema em liberar. É um evento importante em que se presta mais atenção. Final da Copa América jogo Brasil e Argentina, mas não houve nenhuma pressão", disse.