Após recuperação de Renan, a seleção masculina de vôlei vai em busca do pódio olímpico

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Seleção masculina de vôlei enfrentou um ano sem competições por conta da pandemia da Covid-19, e acompanhou a recuperação do técnico Renan Dal Zotto. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a seleção busca um lugar no pódio com a força de sua equipe.
“Estou muito empolgado, motivado e feliz. O time vem crescendo nesses cinco anos, construindo uma coisa muito bacana. O Brasil é percebido como um dos favoritos ao título e sonhamos com uma medalha de ouro”, afirmou Renan em entrevista coletiva.
A estreia do vôlei masculino será no dia 24, às 23h05 (de Brasília), contra a Tunísia, na Ariake Arena. A Seleção Brasileira está no Grupo B ao lado de Argentina, Estados Unidos, França e COR (Comitê Olímpico Russo), além da Tunísia.
“O time vai chegar na melhor condição, no melhor momento. Fizemos um ciclo muito consistente, acho que todo mundo está chegando em um momento bom fisicamente e mentalmente. O grupo é consistente como um todo, todo mundo se encaixa para ajudar da melhor forma possível”, disse Douglas Souza, campeão no Rio 2016.
“Em 2016 também tivemos um chaveamento complicado. Quando você passa por elementos assim na fase de grupos chega às finais mais cascudo, pega mais pedreira. Temos plena confiança na nossa equipe tanto dentro quanto fora de quadra”, disse Lucarelli, que integrou o time campeão olímpico em 2016.
Desde a chegada do técnico Renan, em 2017, o time se manteve na liderança do ranking mundial de vôlei e conquistou títulos como Copa dos Campeões (2017), Sul-americano (2017 e 2019 e Liga das Nações (2021).
Foto: Divulgação/FIVB
Os jogadores lembraram dos momentos complicados que passaram enquanto Renan esteve com Covid-19. Ele passou 36 dias internado, chegou a ficar na UTI e ser intubado.
“Foi uma situação muito complicada. Ficamos apreensivos, e receber notícias diariamente era um pouco angustiante”, disse Lucarelli.
“O grupo foi maduro e conseguiu tirar uma coisa boa de tudo isso. A gente sabia que ele era forte e ia sair dessa. Virou uma motivação a mais, tínhamos que jogar bem para deixá-lo orgulhoso, para que não passasse raiva”, completou Douglas.
Para celebrar a recuperação, o treinador sonha com seu primeiro pódio olímpico no comando da seleção. Renan continua a fazer recuperação cardiorrespiratória em Tóquio, mas está pronto para estrear em busca de mais uma medalha.