Equipe brasileira de atletismo já se prepara para as Olímpiadas em Tóquio

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Após longa viagem, a equipe de atletismo brasileiro já está no Japão, na cidade de Saitama, uma das oito bases para os últimos treinamentos e a aclimatação para os Jogos Olímpicos.
A delegação realizou nesta segunda-feira o primeiro treinamento em uma pista pública, disponibilizada para os brasileiros. O torneio do atletismo começa na noite do dia 29 de julho.
“Chegar finalmente aos Jogos Olímpicos é a realização de um sonho. Parte de um sonho, porque, para ele ser completo, tem que ser com a medalha. Poder estar aqui entre os melhores do mundo é inacreditável para mim. Sempre foi o meu objetivo desde que comecei. E agora o meu maior sonho é voltar com a medalha”, afirmou o velocista catarinense Rodrigo Nascimento.
“Tenho muito boas recordações de Saitama. Já estive aqui treinando para o Mundial de Revezamentos de 2019 e conseguimos uma medalha de ouro no 4x100m. Só guardo sentimentos positivos daqueles momentos e agora quero voltar da mesma forma, com mais uma medalha de ouro”, relembrou Rodrigo em referência à histórica vitória do revezamento 4x100m em Yokohama 2019.
Ana Cláudia Lemos chega para sua quarta participação olímpica. De acordo com ela, os serviços da base em Saitama serão importantes para os ajustes finais antes das disputas.
“Pelo atletismo ser uma delegação com mais de 50 pessoas, a nossa logística seria até mais complicada, mas todo o suporte está funcionando e tudo fica mais fácil. Não temos nenhuma preocupação além de treinar. Realmente, dentro de tudo que estamos vivendo em relação a protocolos, está impressionante essa estrutura”, disse a integrante do revezamento 4x100m.
A partir desta terça-feira os treinos acontecem em dois períodos. Em poucos dias, os maratonistas e os marchadores seguem para Sapporo, a 800km de Tóquio, onde serão disputadas as provas.
Todos os integrantes precisam fazer exames diários de PCR e preencher formulários específicos de saúde, além de seguir todas as determinações do Comitê Organizador da competição.