Adversários do tênis de mesa brasileiro nos Jogos Olímpicos são definidos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Os atletas do Brasil já conhecem o caminho que precisarão percorrer nos torneios individual e de equipes dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O sorteio foi realizado nesta quarta-feira. Os horários e as mesas serão divulgados ao longo do dia pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).
A primeira a estrear nos Jogos será Jessica Yamada, 142ª colocada no ranking mundial. Ela inicia sua caminhada na rodada 1, já que ficou de fora na fase preliminar do individual feminino. Sua primeira adversária será a suíça Rachel Moret, 87 do mundo. Se passar de fase, encara a húngara Georgina Pota, 53ª do ranking.
Bruna Takahashi e Gustavo Tsuboi estreiam apenas na rodada 2, fase anterior a que reúne os 32 melhores do torneio, com a presença dos principais cabeças de chave. Bruna, número 48 do mundo, é a número 23 da disputa feminina. Tsuboi, 37 do ranking masculino, é o número 25 entre os homens.
A adversária de Bruna na estreia poderá ser a egípcia Yousra Helmy ou a francesa Yuan Jia Nan. Caso ultrapasse o primeiro confronto, vai enfrentar a sul-coreana Jeon Jihee, número 14 do mundo e sétima cabeça de chave, na rodada 3
Tsuboi tem como primeiro desafio o romeno Ovidiu Ionescu (56°) ou o australiano Xin Yan (221°). Se passar, seu adversário será o nigeriano Quadri Aruna, 21 do mundo.
O último a estrear no individual é Hugo Calderano. O número 7 do mundo e cabeça de chave número 4 encara o primeiro duelo apenas na rodada 3. O confronto será contra um destes adversários: o eslovaco Bojan Tokic (66°) ou o canadense Jeremy Hazin (156°), ambos vindos da rodada 1; ou ainda, o croata Tomislav Pucarn (33°), que estreia na rodada 2.
No caminho de Calderano até a semifinal, ele poderá enfrentar o sul-coreano Jan Woojin (12°) nas oitavas de final; e, o japonês Koki Niwa (17°) ou o alemão Dimitrij Ovtcharov (8°) nas quartas. Na semifinal, entre outros adversários, a chave de Calderano tem o chinês campeão mundial Ma Long.
Equipes
Foram definidos também os adversários dos brasileiros no torneio de equipes, onde Vitor Ishiy e Carol Kumahara se juntam aos participantes do torneio individual. O Brasil é o cabeça de chave número 6 do masculino e é um dos que querem surpreender para chegar ao pódio.
No masculino, os brasileiros terão pela frente os sérvios nas oitavas de final. A equipe europeia ocupa a 42ª posição do ranking mundial. Caso passem, brigam por vaga na semifinal contra Coreia do Sul (4°) ou Eslovênia (18°). Desta forma, o Brasil se livra de enfrentar os três primeiros cabeças de chave (China, Alemanha e Japão) nas quartas de final, no jogo que carimba o passaporte para brigar por medalhas.
Já no feminino, as brasileiras terão um duro desafio logo de cara. Elas encaram a equipe de Hong Kong, que ocupa a quinta posição do ranking mundial. Caso ultrapassem, terão pela frente Egito (17°) ou Romênia (7°).