Palmeiras completa 107 anos às vésperas de eleição e brigando por títulos

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Se o torcedor Palmeiras não tem jogos para acompanhar até sábado, pode celebrar nesta quinta-feira o 107º aniversário do clube palestrino, fundado no dia 26 de agosto de 1914 por imigrantes italianos na cidade de São Paulo.
Em um primeiro momento, o clube recebeu o nome de Palestra Itália. Foi apenas em 1942 que a instituição passou a se chamar Palmeiras, após uma forte pressão política em meio à Segunda Guerra Mundial. Afinal, Getúlio Vargas baixou um decreto que proibia a menção a nomes de países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão).
Para celebrar seu aniversário, o Verdão inaugurará a tão esperada sala de troféus construída no Allianz Parque. O evento, que inicia às 19h, será restrito a autoridades, nomes importantes da história do Alviverde e alguns jogadores do atual elenco. O torcedor poderá acompanhar a cerimônia e entrevista com os principais personagens da noite na TV Palmeiras Plus.

Um dia mais que especial! ????

Na próxima quinta, a partir das 19h, vamos inaugurar a nossa Sala de Troféus e você confere tudo ao vivo na TV Palmeiras Plus!
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 24, 2021
O aniversário do Palmeiras é celebrado a poucos meses da eleição presidencial do clube, marcada para novembro. O pleito definirá o substituto de Maurício Galiotte, que cumpriu dois mandatos à frente do Verdão, sendo o primeiro de dois anos e o segundo de três.
Até o momento, Leila Pereira é a única candidata confirmada para a eleição. A presidente da Crefisa, que passou a ser elegível em fevereiro deste ano, oficializou que concorrerá ao cargo máximo do clube na última sexta-feira.
Na terça-feira desta semana, a Crefisa acertou a renovação do contrato de patrocínio master com o Palmeiras por três temporadas. O contrato, antes válido até o final deste ano, foi estendido propositalmente antes da eleição, a fim de evitar um eventual conflito de interesses envolvendo Leila.
No âmbito do futebol, o Palmeiras segue vivo na briga por títulos em duas frentes. Apesar de ter sido eliminado precocemente da Copa do Brasil, ainda na terceira fase, o time comandado por Abel Ferreira ocupa a segunda colocação do Campeonato Brasileiro e está na semifinal da Libertadores.
Depois de liderar o Brasileirão por cinco rodadas, o Palmeiras passou a oscilar e já vem de quatro jogos sem vitória, sendo ultrapassado pelo Atlético-MG, que soma 38 pontos, seis a mais do que o Verdão. O próximo compromisso dos comandados de Abel é contra o Athletico Paranaense, no sábado, às 21h, no Allianz Parque, pela 18ª rodada.
Pela Libertadores, a disputa do Palmeiras também é com o Galo. Depois de eliminar o São Paulo nas quartas de final, o time terá pela frente a equipe comandada por Cuca na semifinal. Os jogos ainda não têm datas e horários confirmados pela Conmebol, porém serão realizados nas semanas dos dias 22 e 29 de setembro. Como o Atlético-MG fez melhor campanha na fase de grupos, decidirá em casa.