Santos tenta passar das quartas da Copa do Brasil pela primeira vez desde 2015

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Santos e Athletico-PR abrem as quartas de final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, às 19 horas (de Brasília), na Arena da Baixada. Fora de casa, o Peixe busca encaminhar uma vaga às semifinais do torneio nacional, coisa que não acontece há seis anos.
O time da Vila Belmiro não passa das quartas de final da Copa do Brasil desde 2015. Desde então, foram três eliminações nessa fase e duas nas oitavas.
Em 2016, o Santos caiu nas quartas para o Internacional, após vencer por 2 a 1 na Vila Belmiro e perder por 2 a 0 no Beira-Rio. No ano seguinte, o triunfo por 4 a 2 na Vila não foi suficiente para reverter o 2 a 0 do Maracanã e impedir a eliminação para o Flamengo por conta do gol marcado fora de casa, critério que não é mais utilizado na competição. Já em 2018, o Alvinegro foi superado nos pênaltis pelo Cruzeiro, no Mineirão, e novamente não ficou entre os quatro melhores times.
Em toda a história, o Santos só passou das quartas de final da Copa do Brasil em cinco ocasiões. O Peixe foi até as semifinais em 1998, 200 e 2014. Em 2010, chegou em sua primeira final e conquistou o título inédito. Já em 2015, última vez que passou da atual fase, foi vice-campeão, perdendo para o Palmeiras na decisão.
Para superar o incômodo tabu, será necessário ainda vencer o Atheltico-PR pela primeira vez no torneio nacional. As duas equipes se enfrentaram duas vezes em 1996, pelas oitavas de final. Em Curitiba, vitória do Furacão por 3 a 0. Já na Vila Belmiro, empate em 1 a 1.