Nathan Torquato conquista primeira medalha de ouro da história do parataekwondo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Nesta quinta-feira, Nathan Torquato fez história ao ganhar a primeira medalha de ouro da história do taekwondo em Jogos Paralímpicos. Na categoria de até 61 quilos (classe K44), o brasileiro superou o egípcio Mohamed Elzayat na final.
Apesar de o combate ter sido iniciado, Elzayat contava com uma lesão no rosto, sofrida na semifinal, quando levou um golpe irregular de Danii Sidorov. Na ocasião, ele foi retirado do tatame de maca e acabou indo ao hospital. O russo, por sua vez, foi punido e desclassificado.
Já na luta desta quinta-feira, depois de apenas alguns segundos, os árbitros decidiram encerrar a disputa, para preservar a saúde do egípcio. Assim, Nathan Torquato, de 20 anos, conquistou a medalha de ouro, tornando-se o primeiro paratleta da história na modalidade.

Nosso Nathan Torquato ganhou a medalha de ouro no #parataekwondo na categoria K44 até 61kg. É a primeira vez do esporte nas paralimpíadas e o Brasil já está no topo. #ParalimpicoEmTóquio #JogosParalimpicos #paralympics

????: RogerioCapela/CPB pic.twitter.com/1hWpwfmQOD
— Comitê Paralímpico Brasileiro -?????????????? (@cpboficial) September 2, 2021
“Estou muito feliz por fazer parte disso e dessa conquista. Foi difícil, senti um pouco na primeira luta, mas cresci ao longo da competição e o resultado foi incrível”, declarou Nathan.
A trajetória do brasileiro rumo à final das Paralimpíadas de Tóquio contou com três embates. Primeiramente, ele derrotou o russo Parfait Hakizimana por pontos (27 a 4). Nas quartas de final, superou o japonês Mitsuya Tanaka por 58 a 24. Por fim, na fase seguinte, venceu o italiano Antonino Bossolo por 37 a 34.