Presidente da Uefa cita Superliga e critica Barça, Real e Juve: “Tentaram matar o futebol”

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente da Uefa, Aleksander Ceferin, deu uma entrevista à revista alemã Der Spiegel. Ele foi bastante incisivo em relação à Superliga de Clubes e criticou Barcelona, Real Madrid e Juventus – times que pretendem dar continuidade à competição no futuro.
“Não me importaria se saíssem [da Uefa]. Não deixa de ser divertido ver que queriam criar uma competição nova e, ao mesmo tempo, jogar a Liga dos Campeões nesta temporada. Esses três clubes simplesmente têm dirigentes incompetentes. Tentaram matar o futebol”, disse o esloveno.
Os 12 clubes criadores da Superliga. (Foto: Reprodução)
A Superliga foi um projeto criado por 12 clubes em abril deste ano. O objetivo era de realizar um torneio de alto nível, para competir com a Champions League e, basicamente, aumentar as receitas.
Contudo, a iniciativa sofreu críticas pesadas de ligas nacionais, entidades do futebol, equipes e torcedores e, após poucos dias, a ideia foi descartada por nove equipes. Barcelona, Real Madrid e Juventus são as três que ainda veem com bons olhos a realização do campeonato no futuro.
Por fim, o mandatário da Uefa ainda mencionou diretamente o presidente do Real, Florentino Pérez. Segundo Ceferin, ele disse que o clube só poderia viver com a existência de uma Superliga, mas, mesmo assim, “tentou contratar Kylian Mbappé por 180 milhões de euros.”
Citado para ironizar Pérez, Mbappé está vinculado ao Paris Saint-Germain até junho de 2022 e ainda não renovou com o time francês. Desta forma, se a situação permanecer assim, ele poderá assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe em janeiro.
O Real tentou comprar o atacante em agosto, mas o PSG recusou todas as propostas e pretende renovar com o jogador, apontado como o mais valioso do mundo pelo site Transfermarkt. De acordo com o portal, o valor de mercado dele é de 160 milhões de euros (R$ 988,8 milhões).