Depois de três temporadas, São Paulo tenta voltar a ter evolução em segundo turno

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O primeiro compromisso do São Paulo pelo segundo turno do Brasileirão será contra o Fluminense neste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Maracanã. Nos últimos anos, o Tricolor paulista teve aproveitamentos inferiores na segunda metade da competição em comparação ao do primeiro turno. O time do Morumbi quer voltar a evoluir na segunda parte do torneio para se afastar da zona de rebaixamento.
As últimas três temporadas do clube foram marcadas por uma queda de desempenho e aproveitamento no returno do Campeonato Brasileiro. Em duas delas, o declínio foi grande e tirou o clube da briga pelo título nacional.
Em 2018, o São Paulo fez seu melhor primeiro turno em um Brasileirão por pontos corridos. Sob o comando de Diego Aguirre, hoje técnico do Internacional, foram 41 pontos conquistados nos primeiros 19 jogos. A equipe ocupou a liderança por oito rodadas, mas terminou a competição em quinto lugar.
Isso porque o segundo turno foi o pior da história do clube. Nas últimas 19 partidas, o Tricolor somou apenas 22 pontos, aproveitamento de 38,5%.
Já em 2019, o aproveitamento no returno foi similar ao da primeira metade do Campeonato Brasileiro. Após conquistar 32 pontos nas 19 rodadas iniciais, o clube do Morumbi fez 31 pontos na reta final, terminando em sexto lugar na tabela de classificação.
Na última temporada, no entanto, nova queda considerável de aproveitamento frustrou o torcedor. Em partidas válidas pelo primeiro turno do Brasileirão de 2020, o São Paulo somou 37 pontos e ficou na liderança. No returno, por outro lado, foram 29 pontos conquistados, assegurando a quinta colocação no geral.
Na atual edição do Brasileirão, o São Paulo tem 22 pontos após 18 partidas disputadas. O duelo contra o América-MG, pela 19ª rodada, foi adiado por conta das convocações de Miranda e Daniel Alves para a Seleção Brasileira. Mesmo se vencer o jogo atrasado, esta será a quarta pior campanha do clube em um primeiro turno da competição por pontos corridos.