Em palestra, Bernardinho traz 15 lições para desenvolvimento no esporte e na vida

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
“O vencedor é apenas o perdedor que tentou mais uma vez”. A frase é do técnico Bernardinho, treinador multicampeão, ex-jogador de vôlei, economista e empreendedor. Em 22 anos no comando das seleções brasileiras masculina e feminina, acumula mais de 30 títulos. Entre os principais, estão seis medalhas olímpicas, sendo duas de ouro.
Os ensinamentos deste treinador reconhecido pela determinação e disciplina podem ser aprendidos em seus livros – “Transformando Suor em Ouro” e “Bernardinho – Cartas a um jovem atleta – Determinação e Talento: O caminho da Vitória”. Ele também compartilha sua filosofia de vida e trabalho em palestras. Na mais recente, no congresso digital para profissionais de educação física, o Liga NESCAU® Summit, falou sobre coragem e desafios.
Bernardinho usou o próprio exemplo em um momento não tão feliz em uma longa e vitoriosa carreira como treinador, a eliminação da França nas oitavas de final do Campeonato Europeu. “Não devemos nos acomodar. Precisamos estar sempre buscando uma coisa melhor, manter o espírito de aspirante, se desafiar. Isso é o que busco à frente da seleção francesa, me desafiar a aprender e fazer melhor. É como chegar à faixa preta, mas com alma de faixa branca”, afirmou.
Foto: Divulgação/ZDL
Confira os principais tópicos da palestra de Bernardinho com potencial para inspirar adultos e jovens a fazer mais e melhor, tanto no esporte quanto na vida:
1 – Medalhas são símbolos de conquistas de grupos de pessoas. Muitas vezes você até perde essas medalhas, ou elas enferrujam, mas as pessoas ficam.
2 – O esporte é uma ferramenta incrível e o Brasil ainda não despertou para isso. Essa força para transformar e transmitir valores vale muito mais que apenas a execução técnica do gesto de cada modalidade.
3 – Quando você perde, avalia como pode melhorar. Funciona como uma somatória de fatores: Dor + Reflexão + Progresso.
4 – A mãe de todas as virtudes é a humildade.
5 – Esporte ensina que não somos especiais, eventualmente, conquistamos algo especial.
6 – O elemento que o esporte mais envolve é a disciplina. Isso não quer dizer rigidez, mas o entendimento do que é preciso fazer para atingir o sonho. Isso constrói a ponte para levar ao sonho.
7 – O esporte e a disciplina em prol de resultados trazem o entendimento de que a vida não vai dar nada de mão beijada.
8 – Medo não é ausência de coragem. A coragem é saber lidar com o medo e fazer o que é necessário.
9 – Esporte é a melhor ferramenta para trabalhar disciplina e resiliência. O esporte ensina a superar as frustrações da vida.
10 – Nunca se perde quando se aprende alguma coisa.
11 – Não existe crescimento acompanhado de conforto. Você pode escolher entre a dor da disciplina ou a dor do arrependimento.
12 – Chegar ao topo não é fácil, mas é muito mais difícil se manter lá. O desafio é o que fazer com o sucesso.
13 – Não se deixar cair nas armadilhas do sucesso e se acomodar. É preciso seguir em frente com persistência e determinação.
14 – Reconhecer as pequenas conquistas é importante. Work hard, play hard (trabalhe muito, divirta-se muito).
15 – Cultive os 3 Fs: Foco, força e fé, nas pessoas, no time e trabalho.