Palmeiras x Flamengo será a 5ª final entre times do mesmo país na Libertadores

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Está definida mais uma final brasileira na história da Copa Libertadores da América. Palmeiras e Flamengo irão disputar a taça no dia 27 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. E esta será apenas a quinta vez que times do mesmo país se enfrentam na grande decisão do torneio, que é disputado desde 1960.
A primeira vez que isso aconteceu foi em 2005, quando o São Paulo superou o Athletico-PR por 4 a 0 no agregado e conquistou o seu tricampeonato. No ano seguinte, o Tricolor encontrou mais um conterrâneo. Dessa vez foi o Internacional, que levou a melhor por 4 a 3 na soma dos placares.
A partir de 2007, porém, a Conmebol criou uma regra para evitar que clubes da mesma nação disputassem a final. Os embates deste tipo ocorriam, no máximo, até a semifinal. Entretanto, a entidade voltou atrás em 2017 e desfez a medida.
E não demorou para que a disputa da taça voltasse a ser protagonizada por compatriotas. Em 2018, foi a vez de Boca Juniors e River Plate travarem um clássico na decisão  Depois de um empate de 2 a 2 na Bombonera no jogo de ida, a volta precisou ser realizada no Santiago Bernabéu, na Espanha. Isso porque torcedores Millonarios atacaram o ônibus dos atletas Xeneizes na chegada ao Monumental de Nuñez. Depois de todo o imbróglio, o River venceu por 3 a 1 em solos espanhóis e ergueu o troféu.
Já na Libertadores 2020, que teve a sua final adiada para o dia 31 de janeiro de 2021 devido a pandemia da covid-19, o Palmeiras derrotou o Santos por 1 a 0 em final única no Maracanã para se consagrar bicampeão da competição continental.
Agora, o Verdão espera conquistar o tri em mais uma final brasileira, dessa vez contra o Flamengo. A decisão, que reúne os dois últimos campeões do torneio, está marcada para o dia 27 de novembro, no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.