Turíbio prevê São Paulo com o “melhor centro de recuperação do Brasil” ao fim do ano

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Responsável pela reformulação estrutural do CT da Barra Funda, o Dr. Turíbio Leite de Barros garantiu que o São Paulo terá o melhor centro de recuperação de atletas do Brasil na virada do ano. Alguns equipamentos, inclusive, devem começar a chegar no clube neste mês de outubro, como um laser que abrevia em 50% o tempo do tratamento de lesões musculares.
“Eu fiquei quatro anos nos EUA, voltei agora em maio e tive oportunidade de visitar os grandes clubes do futebol americano, do basquete, do próprio futebol. Na verdade, existem vários equipamentos que a gente já devia ter. Por exemplo, o laser que tem hoje uma importância enorme na recuperação de atletas. O laser que se tem hoje no São Paulo e na maioria dos clubes aqui no Brasil tem uma potência de 10W. O laser de última geração que é usado na NFL, na NBA, que chega a recuperar uma lesão em metade do tempo, tem 50W. É um laser de quarta geração. Os daqui são de primeira e segunda geração. Hoje não conseguimos nos conformar em ver um atleta recuperando uma lesão muscular em 40 dias, como tem acontecido aqui infelizmente”, disse o fisiologista em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Turíbio Leite de Barros foi fisiologista do São Paulo por 25 anos
São-paulino de coração, Turíbio foi funcionário do clube durante 25 anos e foi quem implementou o Reffis, centro de recuperação de atletas que por muito tempo foi referência nacional e internacional, já que até mesmo jogadores que atuavam no futebol europeu vinham para a capital paulista realizar tratamento no CT da Barra Funda. Agora, após mais de uma década longe do Morumbi, o fisiologista está de volta para ajudar o São Paulo a retornar o pioneirismo na área médica.
“Esse equipamento [laser] ainda não chegou no Brasil, mas a Dra. Gerceli [Angeli – pneumologista], que está com a gente em um grupo importante nosso, está nos EUA ainda esse mês e acredito que ela traga esse aparelho quando voltar de lá. Com toda a estrutura que o São Paulo está montando, não vamos parar por aí. Estamos conseguindo parcerias importantes com empresas e vou fazer uma afirmação: acredito que até o fim do ano ou começo do ano que vem o São Paulo terá o melhor centro de recuperação de atletas do Brasil”, completou Turíbio.
Mas não é apenas o laser que vai contribuir para um menor tempo de recuperação de lesões no São Paulo. O Tricolor também deverá receber em breve uma câmara hiperbárica, equipamento que outros clubes, como Flamengo e Corinthians, já possuem.
“Essa semana já deve ser instalado no São Paulo ou pelo menos serem feitas as adaptações para instalação de uma câmara hiperbárica, como alguns clubes do Brasil tem, como o Flamengo, que tem mais de uma, e o Corinthians. Esse é um aparelho que conseguimos com uma contrapartida de conceder dados científicos que mostram o quanto esse equipamento é importante para a recuperação de um atleta. Nessa semana já conseguimos outros cinco aparelhos que serão entregues em outubro ao São Paulo”, concluiu o fisiologista responsável pela reestruturação.