Abel lamenta “arbitragem amadora” e pede que Vuaden não apite mais jogos do Palmeiras

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Nesta quarta-feira, o Palmeiras foi derrotado por 2 a 1 pelo América-MG, de virada, e foi ultrapassado pelo Flamengo, caindo para a terceira colocação. O jogo foi recheado de polêmicas envolvendo a arbitragem, e Abel Ferreira não aliviou ao falar sobre o tema na coletiva.
O treinador defendeu a profissionalização da arbitragem na entrevista. No Brasil, a profissão não é regularizada e, portanto, os árbitros e assistentes costumam depender de outras ocupações para viver.
“Há fatores que o treinador e os jogadores não controlam e que condicionam o resultado. Acho que urge que a arbitragem seja profissional, e não amadora. Nós queremos melhorar o futebol brasileiro”, disse Abel.
“Há muita coisa em jogo. Há dinheiro, prestígio e muito trabalho em jogo, não podemos ter arbitragem amadora quando somos todos profissionais. Os jogadores são profissionais, os técnicos são profissionais, e temos uma arbitragem amadora. Um conselho que dou: a arbitragem deve viver única e exclusivamente o futebol, porque não faz sentido ter árbitros amadores neste nível”, completou.
Abel seguiu criticando a equipe de arbitragem, pedindo que Leandro Pedro Vuaden não apite mais partidas do Palmeiras. Na partida desta quarta, o juiz gaúcho não expulsou Eduardo Bauermann, após o zagueiro cometer falta na entrada da área em Rony, que sairia na cara do goleiro. Na sequência, Vuaden ainda marcaria dois pênaltis para o América-MG, sendo que apenas um deles foi convertido.
“Infelizmente, o VAR conseguiu ver pênaltis, com esse árbitro que já é a terceira vez que apita os nossos jogos. Não tenho nada contra ele, mas desejo que ele não apite mais jogos do Palmeiras. Contra o São Paulo, não viu um pênalti claro sobre o Luiz Adriano, nem o VAR viu. Hoje, um vermelho direto que tinha que ser aplicado ao homem que fez falta no Rony. Ele não viu, e tudo isso condiciona o resultado”, pontuou o treinador.
Em abril deste ano, na Supercopa do Brasil, Vuaden apitou o confronto entre Palmeiras e Flamengo. O árbitro expulsou Abel, que reclamou com veemência. Na súmula, o juiz relatou que aplicou o cartão vermelho após o treinador contestar decisões de forma ofensiva e dizer: “Você é um tendencioso do c……”.
Apesar de tecer duras críticas à arbitragem, Abel também admitiu que o Palmeiras não teve um bom desempenho nesta noite.
“Futebol é isso, temos que reconhecer que não fizemos um bom jogo. Reconhecer que o nosso adversário teve mais capacidade e engenho de, com bola, ser mais confiante e corajoso, obrigando-nos a defender mais, e que nós não tivemos a capacidade de impor nosso jogo com a bola. O Palmeiras não se resume só a transitar”, finalizou.
Com a derrota, o Palmeiras estacionou nos 39 pontos, na terceira colocação. O próximo jogo do time é contra o Red Bull Bragantino, no sábado, às 21h, no Allianz Parque, que será parcialmente ocupado por torcedores.