Gustavo Mantuan volta a defender o Corinthians após 353 dias

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em meio a derrota do Corinthians para o Sport Recife, nesse sábado, Sylvinho promoveu o retorno de Gustavo Mantuan.
O atacante de 20 anos de idade não entrava em campo há 353 dias por causa de um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.
Na Arena Pernambuco, Mantuan jogou os últimos oito minutos da partida. Ele entrou na vaga de Renato Augusto, logo depois do Sport abrir o placar.
A situação peculiar do jogo fez com que Mantuan pouco participasse. Só deu tempo de tocar na bola três vezes e cometer uma falta.
De qualquer maneira, o jogador estava ansioso pela oportunidade, para “quebrar o gelo”, como se diz na gíria do futebol.
Com Sylvinho, Mantuan tem sido testado no CT Joaquim Grava nas três funções da frente, mas é como centroavante, na referência, centralizado, que o jovem ganha atenção especial e deve ser utilizado.
Aliás, foi exatamente assim, como uma espécie de falso 9, que Mantuan marcou seu único gol pelo Corinthians até hoje, justamente naquele que foi seu último jogo antes da lesão que o afastaria dos gramados.
Dia 21 de outubro de 2020, Mantuan foi o autor do gol da vitória do Timão sobre o Vasco, em São Januário.
Sete dias depois, dia 28, ele se machucou durante um jogo-treino entre a seleção brasileira sub-20 e a equipe sub-23 do próprio Corinthians. Na ocasião, Mantuan estava defendendo o Brasil.
Pela terceira vez na curta carreira, o atacante precisou passar por uma cirurgia.
Após receber alta dos médicos, Gustavo Mantuan iniciou o trabalho de transição no dia 15 de junho deste ano. Em 10 de agosto ele foi liberado para a comissão técnica, mas testou positivo para covid-19 na semana seguinte e, novamente, precisou retardar seu retorno às partidas devido aos 10 dias de isolamento.
Antes de entrar em campo, contra o Sport, Mantuan foi relacionado e ficou no banco de reservas nos compromissos frente a Atlético-GO, América-MG, Palmeiras, Red Bull Bragantino e Bahia.
“Atleta jovem, com muita qualidade, tem característica de um nove, de um atacante, mas pode jogar pelos lados e devido a mobilidade que ele tem Está se empenhando muito, cresceu. Tínhamos uma preocupação em dar uma carga de treinamento e tranquilidade porque ele vinha de lesões importantes, pouco a pouco ele tem ganhado oportunidades nos treinos, nas convocações, e as respostas vêm sempre deles, e os que vão respondendo vão tendo oportunidades, e eu tenho convicção que ele vai ter a dele também”, comentou Sylvinho, após a vitória sobre o Bahia, antes de promover a primeira chance à promessa corintiana.
Renato Augusto, antes da delegação alvinegra viajar a Recife, também falou sobre a expectativa em cima do retorno de Mantuan.
“Mantuan é um menino que eu gosto muito, a gente tem uma amizade legal, passei por situações assim, ele sabe que pouco a pouco vai voltando, voltou a treinar bem, em ato nível, então, aos poucos, os espaços vão aparecendo”, disse o camisa 8.