Números mostram Gabriel menos eficiente e mais faltoso que Cantillo e Du no Corinthians

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Sylvinho apostou em Gabriel no time titular nos dois últimos desafios do Corinthians, contra Internacional e Chapecoense.
O camisa 5 foi substituído em ambos os jogos e teve a escalação bastante contestada por jornalistas e torcedores.
O treinador tem alternado entre Gabriel e Cantillo como primeiro homem do meio-campo ao passo que vai criando espaço para a inserção de Du Queiroz na equipe.
Segundo levantamento do Footstats, neste Campeonato Brasileiro, Gabriel tem sido menos eficiente e mais faltoso que seus principais concorrentes.
Ele perde tanto para Cantillo quanto para Du no aproveitamento dos fundamentos com bola e até mesmo nos desarmes, e supera a dupla em faltas cometidas e cartões recebidos.

Veja os números que comparam Gabriel, Cantillo e Du:

Jogos:
Gabriel: 23 (21 como titular)
Cantillo: 20 (18 como titular)
Du: 7 (3 como titular)
Passes certos:
Gabriel: 91,81%
Cantillo: 94,28%
Du: 93,17%
Passes errados:
Gabriel: 8,19%
Cantillo: 5.72%
Du: 6,83%
Desarmes certos:
Gabriel: 79,31%
Cantillo: 83,78%
Du: 87,5%
Lançamentos certos:
Gabriel: 33,33%
Cantillo: 52,46%
Du: 46,15%
Faltas cometidas:
Gabriel: média de 1,39
Cantillo: média de 0,86
Du: média de 0,57
Perda da posse da bola:
Gabriel: média de 1,5
Cantillo: média de 1,2
Du: média de 1,5
Cartões amarelos recebidos:
Gabriel: 4 (média de 0,17)
Cantillo: 2 (média de 0,1)
Du: 0 (média de 0,0)
Cartões vermelhos recebidos:
Gabriel: 1 (média de 0,04)
Cantillo: 0 (média de 0,0)
Du: 0 (média de 0,0)
A formação do meio-campo do Corinthians para o jogo do próximo sábado, contra o Fortaleza, de novo na Neo Química Arena, é uma grande incógnita.
Após a vitória sobre a Chapecoense, Sylvinho foi questionado sobre suas escolhas mais recentes, e saiu em defesa de Gabriel.
“Deu certo contra o Inter, viramos o jogo, 2 a 1, e no último minuto acabamos sofrendo o empate. Hoje, mais uma vez, deu certo, tivemos posse de bola, jogamos no campo adversário. As mudanças fazem parte, porque temos um grupo, não ganha 11, o grupo ganha partidas, campeonato. Sim, ganhamos três pontos, deu certo. E, no Sul, por pouco não ganhamos”.
“O Gabriel é um primeiro volante, tem alternado com Cantillo, temos essa alternativa, atletas completamente diferentes. O que queríamos com Gabriel era um meio-campo mais dinâmico para soltar mais Fagner, para soltar mais Giuliano, soltar mais Róger Guedes, GP, para ter liberdade de Renato. Tínhamos muitos atletas com qualidade à frente. No meio tempo, vimos que poderíamos usar um outro desenho tático, do qual já havia sido treinado, fazendo quase um 4-2-4, como fizemos contra o Internacional”.
Sobre Du, como de costume, Sylvinho foi só elogios. O técnico já utilizou o jovem como lateral-direito, primeiro volante e meia direita.
“Um atleta que pode fazer a função, sim, ele deu muita consistência ao meio de campo, recuperando bolas e dando entrelinhas, com GP e Fagner, um lado direito bem forte, aplicamos muito por ali e poderíamos ter uma melhor sorte (contra a Chape)”.
Xavier, outra opção para setor, cumpriu suspensão na última segunda-feira e está liberado para voltar a ser relacionado, assim como Roni, que se recuperou de uma entorse no joelho direito.