Botafogo vence o Operário-PR de virada e confirma acesso à Série A

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Botafogo está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. Pela 36ª rodada da Série B, o Alvinegro venceu o Operário-PR de virada por 2 a 1, na tarde desta segunda-feira, no Estádio Nilton Santos, e conseguiu o sonhado acesso. O time carioca, com os gols de Pedro Castro e Navarro, chegou aos 66 pontos e reassumiu a liderança. Fabiano descontou para os visitantes, estacionados nos 45 pontos e ainda ameaçados pela degola.

O GLORIOSO ESTÁ DE VOLTA À ELITE!???????? #OBotaJáSubiu

Seja Camisa 7 e jogue junto com o Fogão: https://t.co/EK7HUuFhnn ? pic.twitter.com/0Nyeej5pQs
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 15, 2021
Com o Niltão tomado pela sua torcida o Botafogo partiu para o ataque. Assustou primeiro aos quatro minutos, com chute de Marco Antônio, defendido pelo goleiro Thiago Braga. Aos 18 minutos Hugo cruzou e Rafael Navarro cabeceou sobre o gol. No minuto seguinte Diego Gonçalves chutou acima do travessão.
O Operário só tentava na base do contra-ataque. Aos 11 minutos Thomaz chutou da entrada da área e assustou o goleiro Diego Loureiro. Mas a bola foi para fora. Já aos 23 o arqueiro salvou um chute de fora da área de Fabiano.
Com o jogo truncado, a bola parada era uma boa oportunidade. Os dois times tiveram cobranças de falta a seu favor. Aos 25 minutos Daniel Borges mandou a bola sobre o gol. Três minutos depois Marcelo chutou rasteiro, mas Diego Loureiro defendeu.
Aos 37 minutos o Botafogo desperdiçou grande chance. Após lutar por uma bola perdida no campo de ataque, Oyama aproveitou outra dividida com a defesa, dessa vez de Rafael Navarro, e chutou sobre o gol. O volante estava na quina da pequena área.
O Botafogo voltou totalmente desnorteado e o Operário se aproveitou para dominar as ações. Logo aos três minutos Thomaz chutou e o goleiro Diego Loureiro salvou. Na cobrança de escanteio o arqueiro foi atrapalhado pelo sol e quase engoliu um frango. Já aos sete minutos, em contra-ataque, Paulo Sérgio chutou sobre o gol.
O Operário seguia mandando no jogo. Aos 15 minutos Rodrigo Pimpão quase marcou de bicicleta, mas o goleiro defendeu. Três minutos depois, após cobrança do escanteio a bola sobrou para Fabiano abrir o placar.
A falta de organização do Botafogo era tanta que ele só conseguiu assustar aos 23 minutos, quando Warley cruzou e Diego Gonçalves, livre de marcação, chutou em cima do goleiro do Operário. Mas apesar dessa cenário o Glorioso empatou aos 28 minutos. Pedro Castro aproveitou cruzamento de Chay e cabeceou para o fundo da rede.
Aí o jogo mudou e o Botafogo ganhou tanta segurança que virou aos 38 minutos. Matheus Frizzo cruzou da esquerda e Rafael Navarro se antecipou à zaga para escorar para o fundo da rede. Era o gol do acesso.
O Botafogo volta a campo no próximo domingo, quando visita o já rebaixado Brasil a partir das 19h(de Brasília), no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS). Dois dias antes, na sexta-feira, o Operário duela com o Brusque no Estádio Augusto Bauer, em Brusque (SC), às 19h(de Brasília).
FICHA TÉCNICABOTAFOGO 2 X 1 OPERÁRIO
Local: Estádio Nilton Santos, Rio de Janeiro (RJ)Data: 15/11/2021, segunda-feiraHorário: 16h (horário de Brasília)Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)Assistentes: Helcio Araujo Neves (PA) e Luis Diego Nascimento Lopes (PA)VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)Renda e público: não disponíveisCartões amarelos: Leandro Vilela e Fábio Alemão (Operário)Gols:BOTAFOGO: Pedro Castro aos 28 e Rafael Navarro aos 38 minutos do 2º TempoOPERÁRIO: Fabiano aos 18 minutos do 2º TempoBOTAFOGO: Diego Loureiro, Daniel Borges (Ronald), Kanu, Joel Carli e Hugo (Carlinhos); Luís Oyama, Pedro Castro (Barreto) e Chay (Matheus Frizzo); Marco Antônio (Warley), Diego Gonçalves e Rafael NavarroTécnico: Enderson MoreiraOPERÁRIO: Thiago Braga, Lucas Mendes, Fábio Alemão, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela (Rodrigo Pimpão), Guedes (Marcelo Santos), Marcelo (Rafael Chorão), Felipe Garcia (Odvan) e Thomaz; Paulo Sérgio (Schumacher)Técnico: Ricardo Catalá