Botafogo será julgado por ato discriminatório contra assistente

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Botafogo corre risco de perder pontos na segunda-feira. Isso porque o clube será julgado pelas ofensas da torcida contra a assistente Katiúscia Mendonça.
As ofensas aconteceram durante a partida contra o Brusque, no Estádio Nilton Santos. Na ocasião, o presidente Durcesio Mello agiu rápido ao rechaçar a atitude e entregou um pedido de desculpas formal à assistente.
Mesmo assim, a Procuradoria do STJD denunciou o clube no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), como ato discriminatório.
“Já passou da hora, e há tempos, de deixarmos de achar que o futebol é um mundo à parte com regras civilizatórias próprias, onde o preconceito em todas as suas esferas é tolerado. Basta! O futebol não é um território livre em que todos os seus atores, isso incluindo as torcidas, podem ofender, podem agredir, podem ser homofóbicos, podem ser racistas, podem ser machistas. Dentro e fora de campo temos que evoluir. Essa permissividade e, o que é pior, até defesa não podem prosperar”, escreveu o responsável pela denúncia.
Na súmula, o árbitro relatou o ocorrido: “Ao sair do campo do jogo no intervalo da partida a torcida de equipe mandante gritou em direção a assistente Katiuscia Mendonça repetidas vezes a palavra ‘p, p, p’. Ao termino da partida o presidente do Botafogo FR, senhor Durcesio Mello se dirigiu até a assistente com um pedido formal de desculpas através de uma carta relatando que o Botafogo FR não compactua das ofensas proferidas pelos torcedores”.
Caso o Botafogo seja punido, pagará multa e poderá contar com a suspensão da torcida e até mesmo a perda de pontos. Dentro de campo, os alvinegros se preparam para o duelo deste domingo, contra o Brasil de Pelotas, fora de casa, às 16h00 (de Brasília).