Santos vai à Justiça contra o ex-presidente José Carlos Peres por devolução de dinheiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Santos foi à Justiça contra o ex-presidente José Carlos Peres para exigir devolução de dinheiro. O valor da ação é de R$ 175.247,47 por suposto “enriquecimento ilícito”. A informação foi inicialmente publicada por A Tribuna.
O processo corre na 1ª Vara Cível do Foro de Santos. Nesta segunda-feira, o juiz Paulo Sérgio Mangerona negou o pedido do Peixe por tutela de urgência e bloqueio de bens. 
Os R$ 175 mil envolvem quantias no cartão corporativo do clube. De acordo com a atual gestão do Peixe, baseada em relatórios do Conselho Deliberativo, os gastos envolveram dentista, farmácia, supermercado e passagens aéreas,
A Gazeta Esportiva procurou Peres, que negou o uso do cartão para motivações pessoais.
“Ainda não fui notificado. Mas pelo que você está me contando, é mais um ato político dessa gestão. Eu saí da gestão mais pobre do que entrei. Nunca roubei um centavo. O uso no cartão foi por motivações do clube, como necessidades dos departamentos ou pagamento de jantar em reunião ou compras no mercado para necessidades do dia a dia. A única coisa que usei para mim de certa forma foi em segurança e motorista. Eu sofria ameaça todo dia, tinha torcida na minha casa e precisava me cuidar. Repito: não tenho o que esconder. Fiz tudo com aval do Comitê de Gestão, nada por fora ou escondido. Agora estou trabalhando em outro ramo, de exportação, até para recuperar todas as economias que eu perdi durante esses três anos”, disse o ex-presidente.
José Carlos Peres foi eleito em dezembro de 2017 e sofreu impeachment em novembro de 2020. O Conselho Deliberativo abriu o processo em função de irregularidades na gestão e os associados concordaram com o afastamento por ampla maioria.
À época, o Conselho Fiscal contestou comissões pagas na venda de Bruno Henrique ao Flamengo, uso do cartão corporativo por motivação pessoal e diferenças entre o orçado e o realizado.