Flamengo busca a 'Glória Eterna' pela terceira vez na história

Flamengo quer repetir hoje o feito protagonizado por Zico, em 1981, e Gabigol, em 2019: conquistar a Libertadores - Foto: Arte da Conmebol

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Chegou o dia da grande final da Taça Libertadores da América de 2021. Hoje, a partir das 17 horas (de Brasília), Flamengo e Palmeiras estarão frente a frente no Estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai.

Esta será a segunda final seguida com clubes brasileiros na principal competição do continente e reunirá os dois últimos campeões. Na edição passada, o Palmeiras levantou a taça após vencer o Santos por 1 a 0, no Maracanã.

Já o Flamengo venceu o River Plate em 2019 com uma virada épica por 2 a 1, em Lima, no Peru. Curiosamente, embora já façam dois anos, o time titular do Flamengo mudou pouco. Somente três jogadores que estiveram naquela partida deixaram o clube e não vão estar em campo. O zagueiro Pablo Marí, o lateral-direito Rafinha e o meia Gerson

"Acredito que nessa uma final o time está mais experiente. É importante entrar conhecendo o jogo, sabendo o que pode acontecer. Os detalhes fazem a diferença. Nós podemos entrar mais atentos a todos os detalhes. Estamos fortes. O Palmeiras também vem de um título. Será um grande jogo e estamos preparados para isso", disse o capitão rubro-negro Everton Ribeiro.

O zagueiro Rodrigo Caio, que também esteve na decisão de 2019, o disse que a equipe rubro-negra está preparada para, novamente, levantar a Libertadores.

"Expectativa muito grande, estamos mais do que preparados. Acredito que a gente vai fazer uma grande final, que é o nosso objetivo, o nosso sonho. Que a gente possa coroar esse ano com mais esse título, que vai ser maravilhoso para nós e para toda nação", afirmou.

O palco da decisão desta tarde será o mesmo onde há quarenta anos o Flamengo, comandado por Zico, conquistou a América pela primeira vez. Naquela ocasião, a final da Libertadores, contra o Cobreloa-CHI, foi definida em três jogos, com o último ocorrendo no Centenário, e o Galinho decidindo marcando os dois gols da vitória por 2 a 0.

Na equipe paulista, embora sua conquista seja mais recente, somente seis titulares devem ser os mesmos do duelo contra o Peixe. À beira do gramado, entretanto, a história é outra. Enquanto o Palmeiras segue sob o comando do português Abel Ferreira, o Flamengo não tem mais Jorge Jesus.

Desde que o Mister deixou o Ninho do Urubu, o Flamengo está em seu terceiro treinador, Renato Gaúcho. O ex-atacante já foi campeão da Libertadores como jogador e técnico, sempre com o Grêmio.

"O sentimento é de um sonho realizado. Mais uma final de Libertadores. É para poucos treinadores . Estou tendo esse privilégio pelo Flamengo. O Abel (Ferreira) também. O sentimento é dever cumprido à frente de um grupo maravilhoso, de uma torcida imensa e uma cobrança enorme. Estamos preparados para isso. Espero que o Flamengo consiga o tricampeonato", disse o treinador rubro-negro.

No retrospecto, Abel Ferreira nunca venceu o Flamengo. Na verdade, o Palmeiras amarga um jejum de nove jogos sem vencer o Rubro-Negro, desde 2017. Mas no confronto pessoal, o português bateu Renato na final da Copa do Brasil entre Palmeiras e Grêmio, em fevereiro deste ano.

Os dois clubes fizeram um bom trabalho na preparação de seus jogadores, apesar do calendário apertado, principalmente do Flamengo. Renato Gaúcho terá força máxima, enquanto Abel não terá o lateral-direito Marcos Rocha, que está suspenso. Mayke entra em seu lugar.