?Cruzeiro revoluciona experiência do torcedor com Fan Token

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Com o objetivo de dar mais um passo adiante no processo de reconstrução do clube e trazer o torcedor para mais perto da equipe, o Cruzeiro vai lançar em dezembro o “Cruzeiro Fan Token (CRZ)”, com estrutura inédita no mundo do futebol.
Com ele, o torcedor poderá participar ativamente de decisões importantes do cotidiano do clube, ajudar financeiramente a instituição e receber também recompensas exclusivas. A expectativa é que a comercialização de tokens pode gerar até R$ 20 milhões em vendas.
“O Cruzeiro foi procurado por todas as empresas líderes deste mercado que é o mais aquecido no mundo no momento. Só que o modelo que o Cruzeiro se propôs a participar desde o início da gestão foi focado 100% em inovação e com o torcedor no centro de tudo. Escolher esta personalização com estrutura única é a maior prova da conexão entre clube e sua torcida”, disse Sérgio Santos Rodrigues, presidente do Cruzeiro.
“Vamos ter uma plataforma própria para aproximar ainda mais o torcedor ao programa de sócios, onde todos terão possibilidades diferentes do que outros torcedores quando o assunto é fan token. Ter a oportunidade de poder escolher um projeto que, ao mesmo tempo é financeiramente bom para o clube e também o melhor produto para o torcedor, é uma oportunidade muito boa”, comemorou.
O torcedor terá a opção de escolher a música do estádio, design do ônibus, participar do mecanismo de solidariedade na negociação de atletas, entre outras decisões mais estratégicas, de acordo com o nível de participação dentro da plataforma.
“O Cruzeiro buscou um modelo inédito no mundo com organização e consolidação com seu token. O Cruzeiro procurou se afastar do modelo tradicional sem muitos benefícios para criar um modelo próprio e exclusivo para o seu torcedor. Neste novo modelo, o Cruzeiro não está amarrado a nenhuma limitação e aos poucos a gente espera que o fan token substitua o programa de sócio torcedor. Além disso, esperamos que o torcedor possa ter o retorno de seu investimento”, afirmou Rodrigo Moreira, diretor de marketing e inovação do clube.
Este processo aumenta a visibilidade da marca e a lealdade dos torcedores e investidores, conectando parceiros de negócio e trazendo visibilidade para todos os envolvidos. Outra opção de participação no CRZ é a de ser um investidor da plataforma, que será administrada pela FAARO, plataforma digital que oferece gerenciamento de bens.
“O Cruzeiro Fan Token trará uma mudança estrutural para ajudar o clube a gerar novos negócios com mais transparência e sustentabilidade a longo prazo. O produto aproximará o torcedor cruzeirense que mora em qualquer lugar do planeta ao clube, gerando engajamento local e global”, explica Alisson Mendonça, fundador da FAARO.
“O Token da Nação Azul é um serviço 360 que vai agregar diversos elementos comuns ao amante de futebol, mas mais do que isso, será a oportunidade de aproximação com o clube por meio de uma plataforma integrada com infinitas possibilidades”, conta Lucas Cardeal, CEO da Lunes, empresa de blockchain e parceira da FAARO.