Danielzinho é 9º na Maratona de Valência com marca histórica

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Daniel Ferreira do Nascimento fez história neste domingo. O paulista completou a prova de Valência (ESP) de 42,195 km em 2:06:11, e terminou em nono lugar. O atleta ficou apenas seis segundos do recorde sul-americano do circuito, obtido pelo mineiro Ronaldo da Costa em Berlim-1998.
O queniano Lawrence Cherono foi o campeão, com 2:05:12, seguido do etíope Chalu Deso, com 2:05:16, e do queniano Philemon Kacheran, com 2:05:19. No feminino, a campeã foi a queniana Nancy Jelagat, com 2:19:31, seguida das etíopes Etagegne Woldu (2:20:16) e Beyenu Degefa (2:23:04).
Danielzinho, como é conhecido, estreou e venceu a maratona do Peru em maio deste ano, e assumiu a liderança do ranking brasileiro e o índice para os Jogos Olímpicos de Tóquio, onde abandonou a prova por causa de uma contusão.
O brasileiro foi o primeiro não-africano na classificação final em Valência. Com a marca, supera resultados de atletas consagrados do Brasil como Vanderlei Cordeiro de Lima e Marilson Gomes dos Santos.
O atleta, que nasceu em Paraguaçu Paulista, é o brasileiro melhor colocado na São Silvestre de 2019, em que conquistou o 11º lugar. Em 2020, foi campeão da 14ª meia maratona de São Paulo e representou o Brasil na Copa Pan-Americana de Cross Country, no Canadá, onde conquistou o oitavo lugar, depois de levar o título brasileiro em Serra (ES).