Rafinha fala sobre rebaixamento do Grêmio e não crava permanência: “Não decidi nada”

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Neste sábado, Rafinha deu entrevista à Rádio Grenal para falar sobre a temporada gremista e o rebaixamento para a Série B. O lateral não cravou sua permanência no clube e ainda respondeu às críticas da torcida.
Questionado sobre seu futuro no Grêmio, Rafinha despistou. “Nesses dias, estamos vivendo essa situação triste, eu não decidi nada. Vou descansar esses dias, não tem como falar nada”, disse. “Eu não tenho acerto com ninguém, ofertas sim, mas não dei a palavra para ninguém. Tenho contrato e vou esperar a direção definir o que quer. Estou disposto a ajudar”, concluiu.
Revelado pelo Coritiba, o jogador não negou seu desejo de voltar ao Coxa, que disputará a Série A em 2022. “Eu quero, sim, encerrar minha carreira no Coritiba. É um clube que tenho um carinho muito grande”, afirmou o atleta, que tem contrato com o Grêmio até o fim de 2021.
O lateral direito, entretanto, não desconsidera abaixar seu salário para permanecer no Tricolor gaúcho. “A questão financeira não é problema, então poderia (abaixar o salário). Quem me conhece sabe a situação que eu vim pra cá também”, garantiu.
Rafinha aproveitou, ainda, para falar sobre o futuro de outros jogadores da equipe. “Torço pra que todos continuem no Grêmio, ainda mais nesse momento de reconstrução. Quem sou eu pra fazer campanha? Mas torço pra que, se puderem, fiquem’, manifestou.
Temporada do Grêmio
A temporada de 2021 foi ruim para o torcedor gremista. Após um bom começo no Campeonato Gaúcho, o time caiu de rendimento e foi eliminado da Sul-Americana e da Copa do Brasil. No Brasileirão, a equipe não conseguiu engrenar e passou a campanha quase inteira na zona de rebaixamento, não escapando da queda para a Série B.
Para Rafinha, a sensação que fica é de vergonha por não corresponder o apoio da torcida. “Esse momento é difícil falar. Tem hora que é uma sensação de impotência, vergonha. Ainda mais vendo a torcida nos apoiando depois do jogo, fazendo de tudo. Mas a torcida ter nos abraçado nos fortalece”, disse. “Nosso grupo é muito qualificado. Tantos jogadores vencedores. É difícil apontar algo agora, foi uma porção de erros. E claro que tem nossa parcela, dos jogadores. Cabe à diretoria ver o que precisa ser feito no próximo ano”, completou o lateral.
Rafinha falou, também, das críticas recebidas ao longo do ano, especialmente a respeito de sua postura e sobre ser uma possível má influência. “Apesar de tanta gente inventar histórias, sei que o torcedor gremista viu minha entrega. Não são todos que vamos agradar, mas tenho certeza que muitos gostam de mim. O torcedor nunca deixou de apoiar”, comentou. “Isso vem de pessoas que não têm informação e não nos conhecem”, disparou.
Uma das críticas à postura do lateral foi em relação aos conflitos com gandulas e membros da arbitragem, o jogador se desculpou. “Eu que tenho que pedir desculpas para os gandulas, árbitros e bandeirinhas. A gente acaba exagerando em alguns momentos. Acabei extrapolando”, explicou.
Douglas Costa
Um episódio que marcou o rebaixamento do Grêmio foi a polêmica envolvendo o atacante Douglas Costa. Após não ser liberado para sua festa de casamento na terça-feira, devido à proximidade da data do jogo decisivo contra o Atlético-MG, o atleta ironizou ao “dar tchau’ para a torcida durante a comemoração de um gol.
“Ele é cria do Grêmio. Um jogador que dispensa comentários na posição dele, cada um tem sua vida e sabe onde a sandália aperta”, disse Rafinha em defesa ao atacante.
Dispensas marcaram o fim da temporada gremista e uma reformulação pode ocorrer para 2022, quando o time disputará a Série B do Campeonato Brasileiro. Por ora, o time não possui mais competições no ano e se prepara para a próxima temporada.