Sylvinho encerra temporada com 48% de aproveitamento à frente do Corinthians

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A temporada 2021 foi a primeira de Sylvinho como técnico do Corinthians. O treinador chegou ao clube no final de maio, às vésperas do início do Brasileirão, para ocupar o lugar de Vagner Mancini, demitido após ser eliminado na fase de grupos da Sul-Americana e perder para o Palmeiras na sequência.
Em seu período no comando do Timão, Sylvinho detém um aproveitamento de 48,3%. No total, foram 15 vitórias, 13 empates e 12 derrotas nas 40 partidas em que esteve à frente da equipe neste ano.
Jogando na Neo Química Arena, o Corinthians venceu 10 partidas, empatou cinco e perdeu outras cinco com o atual treinador, o que configura um aproveitamento de 58,3%. Já longe de seus domínios, a porcentagem cai para 38,3, com cinco vitórias, oito empates e sete derrotas.
O técnico alvinegro também possui nos clássicos um aproveitamento semelhante ao da temporada. Em seis jogos contra Palmeiras, São Paulo e Santos, o Timão obteve duas vitórias, três empates e uma derrota (50%).
Com a eliminação precoce na Copa do Brasil para o Atlético-GO, o trabalho de Sylvinho foi totalmente direcionado para a disputa do Brasileirão. No começo, o Corinthians conquistou pontos importantes fora de casa e se apresentou como um visitante difícil de ser batido, mas teve dificuldades para vencer quando atuava em Itaquera. 
Porém, por volta da metade da competição, o time melhorou e embalou uma sequência de 10 partidas de invencibilidade, se beneficiando da chegada de reforços de peso para manter o bom momento. A série tirou a equipe do meio da tabela e a colocou na briga pelo G4 do campeonato.
Já na parte final, o Timão contou com o retorno de sua torcida à Neo Química Arena e passou a triunfar quando jogou em casa, ganhando oito dos últimos nove jogos em Itaquera. Por outro lado, sofreu com uma queda de rendimento longe de seus domínios e não venceu nenhuma partida como visitante no segundo turno, o que dificultou a tentativa de acabar em quarto lugar e propiciou a queda para a quinta colocação na última rodada.
A oscilação gerou críticas por parte dos torcedores ao comando de Sylvinho. No entanto, o técnico segue bancado pela diretoria alvinegro e está garantido para dar sequência ao seu trabalho e melhorar seu aproveitamento na temporada 2022.