Sylvinho fala sobre Paulinho, Talisca e rebate críticas: “Incompetente, não”

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O Corinthians ainda não anunciou a contratação de Paulinho, mas o volante tem todos os detalhes acertados com o Timão. Sylvinho, técnico da equipe, já conta com o reforço para a temporada 2022, e sabe que terá trabalho para encaixar as principais estrelas da equipe.
“No futebol dá para jogar todo mundo junto. Depois eu tenho que quebrar a cabeça, mas todo mundo pode jogar com todo mundo. Depois vamos fazer as melhores escolhas e usar o Paulinho dentro das características dele, que são muito boas”, comentou Sylvinho à Rádio Bandeirantes.
Quando questionado sobre Talisca, Sylvinho deixou claro que ele não é o centroavante que o clube procura. A possibilidade de Talisca ser contratado diminuiu depois que o Al-Nassr pagou pendências salariais que tinha com o jogador.
“Como centroavante, não. Eu perdi um pouco o rastro do atleta, estivemos monitorando ele em 2017 e 2018 pela Seleção. Perdi um pouco o rastro do atleta, quando você está trabalhando e mergulhado, é difícil. Mas ele é meio-campista. Se me colocaram como 9, não”.
Além de um novo homem-gol, um zagueiro também deve ser chegar ao Timão para o próximo ano.
“Nós tivemos ali ao longo de seis meses de trabalho o João Victor e Gil como titulares, e o Raul Gustavo na iminência de entrar se houvesse suspensão ou lesão. O Léo Santos perdeu parte da temporada porque vinha de um processo de transição de lesão, e vínhamos treinando o Xavier como zagueiro, que é uma posição muito difícil de adaptar”, explicou o técnico.
O tom de Sylvinho muda quando o temas da entrevista passa a abordar as críticas externas. O treinador defende o trabalho da sua comissão técnica e tenta ponderar.
“Saio pelas ruas e as pessoas dizem exatamente esse discurso: ‘Cara, você pegou uma situação muito difícil. Queríamos 45 pontos, assinaria em qualquer um lugar um documento para passarmos o ano, porque a iminência de você estar lá embaixo vinha de um ou dois anos uma situação difícil'”.
Mas, o maior incômodo de Sylvinho está na maneira como algumas pessoas se referem a ele como profissional. Nesse momento, o comandante corintiana faz questão de ressaltar toda sua trajetória após a aposentadoria como jogador.
“Sou seguro, não tenho problema de falar de circunstâncias e situações. Nós penamos, não só o Sylvio, mas comissão técnica. Incompetente, não. Me chame do que quiser. Incompetente, não. Desde 2011 estou fazendo isso. ‘Ah, não como primeiro (da comissão técnica)’. Mas peguei os melhores, cara. Burro? O meu pai chama de burro, deixa chamar. Incompetente vai na alma. Você fica 11 anos fazendo isso, estudando, tem 15 de profissional de altíssimo nível, trabalha com Tite, Mano Menezes, com Roberto Mancini, faz Copa do Mundo, entrega um trabalho de Copa América, trabalha lá fora… Incompetente? Pô, você está de brincadeira. Tenho muitas horas de voo. Doriva (auxiliar) é incompetente? Campeão paulista com o Ituano, faz 10 anos que é treinador, campeão carioca com o Vasco, diversos clubes do Brasil. Fernando Lázaro (auxiliar) é outro. Incompetente? Falei para os dois: “Estão me chamando por aí, mas vocês dois também são (risos)”.
Por outro lado, Sylvinho tranquilizou a todos quanto a arritmia que foi identificada nele em um exame de rotina.
“Está tudo sob controle. É uma arritmia. Fiz um exame de controle e, imediatamente, fui fazer os demais exames. Teve a constatação de um coração saudável, bom, sem demais problemas. Obviamente está sendo estudado e estamos buscado soluções para uma arritmia, mas não me impede absolutamente nada de trabalho, trabalhei na última semana. Não me impede de férias. Vou fazer as férias, mas sempre em contato com o clube e a diretoria, em busca do nosso planejamento que já começou há 15 ou 20 dias. Estou absolutamente saudável, vamos corrigir isso”.