Aproveitamento do São Paulo em jogos sem Arboleda cai em quase 30%

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O São Paulo encerrou a temporada de 2021 de uma maneira diferente do que o torcedores esperavam. Depois de conquistar o Campeonato Paulista, o time acabou decepcionado no Brasileirão. Apesar das marcas negativas, um nome se manteve em alta durante todo o tempo.
Trata-se de Robert Arboleda. O zagueiro foi um dos principais destaques do Tricolor e um dos poucos que não foi criticado pelos são-paulinos. Com ele em campo, foram 39 partidas na temporada, das quais o clube do Morumbi venceu 22, empatou 10 e perdeu sete, resultando um aproveitamento de 64,9%.
E a importância do equatoriano fica ainda mais clara analisando os números do São Paulo sem o jogador. Ao todo, ele foi desfalque em 31 compromissos. Ao longo deste período, foram 14 igualdades, 10 reveses e somente sete triunfos, gerando um rendimento de 37,6% dos pontos disputados. Ou seja, quase 30% a menos do que com o atleta de 30 anos.
Considerando os jogos do Campeonato Brasileiro de 2021, Arboleda efetuou 29 desarmes, 11 interceptações, 12 defesas, 161 rebatidas, cometeu 25 faltas, sofreu 17 e recebeu três cartões amarelos. As estatísticas são do site especializado Footstats.
Além dos números defensivos, o zagueiro equatoriano também ajudou no ataque. Ele marcou quatro gols na temporada. Esse foi o seu ano mais artilheiro com a camisa do São Paulo. Considerando toda a carreira, o atual número só é pior do que o registrado em 2016, quando anotou sete tentos pela Universidad Católica, do Equador.
Arboleda tem contrato com o São Paulo somente até junho de 2022. O vínculo, no entanto, deve ser renovado em breve, já que o defensor está nos planos de Rogério Ceni e da diretoria para o próximo ano.