Joia de Niterói perto de fazer história no skate

Perto do título europeu, a skatista niteroiense Virgínia Fortes Águas já está pensando nos Jogos Olímpicos de Paris - Foto: Pablo Vaz / Divulgação

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O domínio brasileiro no skate feminino chegou ao Velho Continente. Hoje, a niteroiense Virginia Fortes Águas, de 15 anos, pode entrar para a história da modalidade e garantir o título europeu de skate street de 2021. A jovem acumulou este ano os troféus da Liga Pro Skate em Portugal, disputadas em Aveiro, Cascais e na Costa da Caparica, venceu por duas vezes o Urban World Series, em Barcelona e Madri, assim como o tradicional campeonato de Marisquinho, em Vico, também na Espanha.

Por isso, precisa apenas chegar na final da Liga European Skateboarding Open, última competição do ano, que será disputada em Lisboa, para atingir o feito inédito no evento que tem o reconhecimento da World Skate e  Comitê Olímpico Internacional.

A jovem niteroiense confessa que está ansiosa para a disputa desta última etapa em 2021. "Eu estou muito ansiosa para esse campeonato, meninas de toda Europa estarão competindo, o que eleva demais o nível de skate. Eu fiz um planejamento de disputar todos os campeonatos da Liga para somar bastante pontos no ranking. E estou muito feliz porque deu certo e tenho grandes chances de ser campeã europeia. Se isso acontecer mesmo, será um título inédito para uma brasileira. Mas agora eu só quero andar de skate e colocar tudo que eu conseguir aqui na pista".

No Brasil, a skatista levou para casa o troféu do STU On Tour e terminou na 3ª colocação do STU Open, maior competição de skate da América Latina. Na final, Virgínia ficou atrás somente de Rayssa Leal e Pâmela Rosa, que disputaram os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Subindo um degrau de cada vez, ela mira os Jogos de Paris, mas sabe que o processo até lá é construído a cada campeonato que disputa. Atualmente ocupa o nono lugar do ranking mundial, e o título europeu pode ser mais uma etapa concluída.