Nadador Gabriel Bandeira bate recorde mundial dos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O nadador Gabriel Bandeira (classe S14, para deficientes intelectuais) estabeleceu o novo recorde mundial nos 100m borboleta no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação nesta sexta-feira.

Gabriel nadou a prova em 54s18. O recorde anterior era do britânico Reece Duun, que completou o mesmo percurso em 54s46 durante o Mundial de Natação de Londres, em setembro de 2019.

“Esse recorde só me anima mais para o Mundial, que é daqui a um mês apenas. Estamos com um ritmo muito forte nos treinos, eu não contava em bater esse recorde agora no Brasileiro, estava preparando para o Mundial. Já perseguia esse recorde há um ano e agora veio”, contou Gabriel.

Bill, como é conhecido, está entre os 29 nadadores convocados para o Campeonato Mundial de natação, que acontecerá de 12 a 18 de junho, na Ilha da Madeira, em Portugal. O anúncio aconteceu na última terça-feira, 10. Confira aqui a convocação.

Até os 11 anos de idade, o atleta competia na natação convencional. Após algumas dificuldades de evolução nos treinamentos, ele foi submetido a alguns testes, que constataram uma deficiência intelectual. Ele migrou para o paralímpico apenas em 2020 e já estreou em competições internacionais e em Jogos Paralímpicos no ano passado.

Bill, atleta do Praia Clube de Uberlândia, encerrou a sua participação no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de natação com cinco medalhas de ouro e uma de prata. Na quinta-feira, 12, nos 100m costas, ele estabeleceu o novo recorde das Américas com o tempo de 51s70.

Ao todo, participam do Brasileiro 248 nadadores. As provas deste sábado, 14, última dia de competição, contarão com transmissão ao vivo no Youtube e Facebook do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a partir das 10h.

Na manhã desta sexta, Lídia Cruz (S4) registrou o segundo melhor tempo do ano nos 200m livre ao concluir o percurso em 03min10s20.