Porto pega Tondela em final com favorito

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Dizem que em uma decisão não há favorito. Mas a máxima não vale para a Taça de Portugal deste ano, pois o Porto é favorito absoluto contra o Tondela. A partida acontece neste domingo, às 13h15, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras.

O Porto foi campeão português. Na mesma competição, o Tondela acabou rebaixado para a Segunda Divisão. Além disso as duas equipes se enfrentaram duas vezes, com amplo domínio do Dragão. O porto ganhou por 3 a 1 fora de casa e goleou por 4 a 0 como anfitrião.

Para garantir vaga na grande decisão da Taça de Portugal o Porto eliminou no Sporting, em duelo que muitos chamaram de final antecipada. O Dragão venceu os dois jogos: 2 a 1 e 1 a 0. Já o Tondela eliminou o Maffra, graças a triunfo por 3 a 0 em casa. Fora de casa, arrumou empate por 1 a 1.

O Porto é o segundo time com mais títulos na história da Taça de Portugal. Tem 17 canecos, assim como o Sporting. O Benfica é o mais vitorioso, com 26 troféus. O Tondela nunca foi finalista e tenta fazer história.

A última conquista do Porto na Taça de Portugal aconteceu em 2020, quando bateu o Benfica por 2 a 1 na final. Na última decisão do torneio, em 2021, o Braga deu a volta olímpica ao fazer 2 a 0 no Benfica.