Dupla Fla-Flu busca afirmação no Brasileiro

Finalistas do último Campeonato Carioca onde o Tricolor levou a melhor, Flamengo e Fluminense duelam pelo Brasileiro - Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Esportes
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A temporada 2022 tem sido de altos e baixos para a dupla Fla-Flu. Os tradicionais rivais cariocas voltam a se enfrentar neste domingo pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de se aproximarem da parte de cima da tabela. O duelo, o quarto entre as duas equipe este ano, será neste domingo, às 18 horas (de Brasília), no Maracanã.

Campeão carioca em cima do rival, o Tricolor faz uma campanha irregular no Brasileiro. Estreou com um empate, venceu na segunda rodada, mas sofreu duas derrotas consecutivas. A equipe de Fernando Diniz vem de duas vitórias, contra Athletico-PR e Fortaleza, e conseguiu alcançar o sétimo lugar na tabela. Com 11 pontos, o Tricolor está a apenas um do Atlético-MG, o primeiro dentro do G-4.

Já o Flamengo, um dos times considerados como principais candidatos ao título, vem surpreendendo negativamente no nacional. Com apenas duas vitórias em sete jogos, aparece na 14ª posição com nove pontos. Após quatro jogos sem vencer, o Rubro-Negro encerrou o jejum com uma vitória sobre o Goiás no último sábado.

No plano internacional, a balança pesa a favor do Flamengo, que está nas oitavas da Taça Libertadores da América, enquanto o Fluminense não passou da fase de grupos na Copa Sul-Americana.

No confronto direto, o Flamengo ostenta um retrospecto incômodo de não conseguir superar o rival há cinco jogos, sendo quatro com derrota. Com o técnico Paulo Sousa no comando, foram duas derrotas e um empate. Isso coloca o treinador português sob forte pressão antes do clássico.

O Flamengo teve uma semana mais calma para se preparar. Jogou na última terça-feira em casa, poupou alguns titulares e teve mais tempo para treinar. A rotina do Flu foi mais intensa, com jogo na Bolívia na quinta e a eliminação da Sul-Americana apesar do placar histórico de 10 a 1 sobre o Oriente Petrolero. O time folgou na sexta e só treinou para o clássico no sábado.