Marta é convocada para período de treinos da Seleção Brasileira

Marta ficou de fora dos últimos compromissos da Seleção Brasileira após testar positivo para covid-19 - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Futebol
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A técnica Pia Sundhage convocou 23 jogadoras nesta segunda-feira para um período de treinos da Seleção Brasileira feminina de futebol em Viamão (RS), entre 5 e 20 de janeiro. O período não corresponde à data Fifa - destinada a jogos entre equipes nacionais - e reúne atletas que atuam no Brasil, Estados Unidos e China.

São quatro novidades em relação a outras listas: as goleiras Vivi (Palmeiras) e Nicole (Santos), a volante Ingryd (Corinthians) e a meia Kerolin, que está sem jogar há dois anos, devido a uma suspensão por doping da Conmebol. Em 2018, ela foi flagrada em um exame realizado durante a Libertadores Feminina que disputou pelo Audax, por supostamente ter ingerido uma substância anabólica, o que a jogadora nega.

Kerolin, de 20 anos, havia sido contratada pelo Palmeiras no início do ano passado, após ser eleita a revelação da Série A1 (primeira divisão do Campeonato Brasileiro) e integrar a seleção brasileira, mas está atualmente sem clube.

"Ouvi várias coisas boas sobre ela [Kerolin]. É uma excelente jogadora. Sim, está há dois anos sem atuar, mas vamos ver como ela se sairá. As datas Fifa não dão oportunidade de conhecer as atletas em treino e ver como elas desempenham. Ela era uma das melhores do Brasil", afirmou Pia, em entrevista coletiva.

A lista também traz a volta da meia-atacante Marta (Orlando Pride-EUA), cortada dos amistosos com o Equador ao testar positivo para a covid-19. Outra que retorna é a atacante Bia Zaneratto (Wuhan Xinjiyuan-CHI), vice-artilheira da seleção feminina sob o comando de Pia, com cinco gols.

A convocação integra o ciclo de observações da comissão técnica para a Olimpíada de Tóquio (Japão), em 2021. Ao contrário da Copa do Mundo, em que são chamadas 23 atletas, apenas 18 podem fazer parte da seleção olímpica.