Vasco pede reconhecimento do título mundial de clubes de 1953

O presidente da CBF, Rogério Caboclo, recebeu na sede da entidade a diretoria do Vasco - Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Vasco
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente do Vasco, Alexandre Campello, esteve na sede da CBF, entregando um ofício ao presidente da entidade, Rogério Caboclo, pedindo o reconhecimento do Torneio Internacional Rivadávia Corrêa Meyer, disputado em 1953, como Torneio Intercontinental de Clubes.

A competição, organizada pela antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD), segundo o Vasco, tinha os moldes do atual Mundial de Clubes. Portanto, o clube deseja que a CBF encaminhe à Fifa uma solicitação reconhecendo o Cruz-maltino como campeão mundial.

Além do Vasco, participaram Botafogo, Fluminense, São Paulo, Corinthians, Sporting (Portugal), Hibernian (Escócia) e Olímpia (Paraguai).

O Vasco foi campeão invicto com seis vitórias e um empate, contando também com o artilheiro da competição, Pinga, que marcou seis gols.

"O sucesso da Copa do Mundo de 1950 lançou o Brasil no cenário mundial. E, na esteira daquele Mundial, foram organizados torneios internacionais envolvendo clubes de todo o mundo. Nosso Centro de Memória possui em seu acervo documentos, imagens, artigos, jornais da época, ingressos, divulgação midiática e até mesmo o Regulamento Oficial da disputa, material que comprova a dimensão e a importância do Torneio. Com toda a documentação, encaminhamos à CBF um ofício solicitando que ela encaminhasse à Fifa o nosso pleito", explicou João Ernesto Ferreira, vice-presidente de Relações Especializadas do Vasco.

Além de Campello e Ferreira, o presidente do Vasco, Jorge Salgado, também participou do encontro.