Recorde de casos leva Tóquio a adotar alerta máximo contra covid-19

Mundo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Tóquio elevou o alerta do novo coronavírus para o nível máximo nesta quinta-feira (19), já que sua contagem diária de novas infecções alcançou o recorde de 534. A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, pediu o máximo de cautela agora que as festas de fim de ano se aproximam.

A contagem também atingiu uma nova alta de 2.363, de acordo com a emissora pública NHK.

Mas é a disseminação do vírus na metrópole de Tóquio, que espera sediar os Jogos Olímpicos remarcados para o ano que vem, que causa mais alarme.

"O número de casos do novo coronavírus está aumentando, então estamos estudando quais medidas serão necessárias tendo em vista que as infecções podem chegar a mil casos por dia", disse Yuriko Koike.

Para ela, a quantidade de casos crescerá ainda mais devido ao aumento dos exames. A governadora enfatizou a necessidade de evitar a elevação do número de pacientes gravemente doentes.

O alerta mais alto de uma escala de quatro indica que "as infecções estão se disseminando" na comparação com o alerta anterior e segundo mais alto, "as infecções estão começando a se disseminar".

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, afirmou que o governo está cogitando endurecer as diretrizes para se comer fora, como limitar a iniciativa subsidiada "Vá Comer" a grupos de até quatro pessoas.