Grande asteroide vai passar perto da Terra

O asteroide aparecerá na próxima segunda, dia 21 - Foto: Divulgação/ Nasa

Mundo
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O maior asteroide previsto para passar pela Terra em 2021 vai se aproximar do nosso planeta na próxima segunda, dia 21. A rocha formada ainda no início do Sistema Solar deve alcançar a velocidade de 124 mil k/h. Denominado 2001 FO32, ele foi descoberto há 20 anos e é monitorado desde então.

O fenômeno é uma oportunidade para que astrônomos obtenham informações mais precisas do tamanho dele e de sua composição. Não há qualquer risco de colisão, mas a passagem a 2 milhões de km da Terra e já é suficiente para ser classificada pela NASA como "potencialmente perigosa".

Essa determinação ocorre quando a órbita do asteroide se cruza com a do nosso planeta a uma distância de até 7,5 milhões de quilômetros e quando o asteroide tem mais140 metros de diâmetro.

O visitante interestelar na próxima semana foi visto pela primeira vez em março de 2001 pelo programa Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR) em Socorro, Novo México, e estimado, com base em medições ópticas, em cerca de 1 quilômetro de largura. 

Após a visita na próxima semana, o 2001 FO32 só deve chegar perto da Terra novamente em 2052, quando deve passar a 2,8 milhões de km de distância do planeta.