Alunos de unidade do Programa Dupla Escola ganham bolsa para estudar no exterior

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Lucas Martins Carvalho e Filipe Chernicharo Trindade foram selecionados através de processos seletivos

Foto: Divulgação

Com pouco mais de um ano de existência, o Ciep 117 - Carlos Drummond de Andrade, em Nova Iguaçu, enviará dois de seus alunos para fazer intercâmbio nos Estados Unidos, com todas as despesas pagas. A unidade oferece o Ensino Médio Intercultural, com aulas ministradas em Português e Inglês, e faz parte do Programa Dupla Escola.
 
Os estudantes Lucas Martins Carvalho e Filipe Chernicharo Trindade, ambos de 16 anos, foram selecionados em processos seletivos diferentes. Lucas foi escolhido por meio do Programa Global Citizens of Tomorrow, parceria da AFS Intercultural Programs e da British Petroleum (BP), que oferece bolsas para alunos estudarem um ano letivo nos EUA. Nesse período, o estudante cursará o equivalente à 2ª série do Ensino Médio no Brasil.
 
Já Filipe passou por uma seleção interna na escola, para o Programa Education USA, projeto do Consulado Americano que oferta uma bolsa de estudos para estudantes cursarem um mês de Língua Inglesa numa faculdade americana.
 
Orgulhosa, Virgínia Santos, diretora geral do colégio falou sobre a alegria de ver a escola colhendo os frutos de um ensino de qualidade. Segundo ela, os alunos já entram na escola acreditando na possibilidade de viver uma experiência internacional.
 
"Quando surgem oportunidades de intercâmbio, nossos alunos se esforçam e agarram com unhas e dentes. Enviar dois deles para o exterior, sem nenhum custo para as famílias, é uma forma de validar o nosso empenho e legitimar o Programa Dupla Escola", comemorou.
 
O Ciep 117 não é motivo de orgulho apenas para a direção do colégio. Mesmo já tendo passado por um curso particular de Inglês, o futuro intercambista Lucas confessou que encontrou o estímulo de que precisava na escola.
 
"Nunca recebi tantas informações e oportunidades de contato com outra língua e outra cultura, como eu recebo aqui. Os professores nos incentivam a todo o momento. A escola abriu novos horizontes na minha vida, e eu quero que a minha história se torne exemplo para outros alunos da rede pública", comentou Lucas.
 
Para Filipe o sentimento não é diferente. O jovem foi um dos selecionados pela equipe docente de Língua Inglesa para fazer as avaliações, escrita e oral, que resultariam na escolha do ganhador da bolsa de estudos. Segundo ele, a escola tem feito a diferença em sua vida.
 
"Nunca fiz curso de inglês. Todo embasamento que tenho nessa língua devo ao Ciep 117. Sou muito inseguro, mas meus professores sempre me apoiaram e falaram do meu potencial. Sou grato por essa oportunidade, que será extremamente importante para o meu futuro profissional", disse Filipe.
 
Os estudantes agora preparam a documentação necessária para oficializar a viagem. Filipe embarca no mês de julho e Lucas, em agosto. 
 
Sobre o Dupla Escola - Criado em 2012, o Programa Dupla Escola tem o objetivo de transformar a unidade escolar convencional em um espaço de oportunidade para o aluno, onde ele entenda que o investimento nos estudos é importante para o seu futuro.
 
O Ciep 117, primeiro colégio público bilíngue inaugurado no país, é fruto de convênio entre a Seeduc e o Condado de Prince George, no Estado de Maryland (EUA), e conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos.