NITERÓI/RJ
Min:   Max:

Sustentabilidade e economia atraem consumidores para a energia solar

Estimulada pelo índice de insolação elevadíssimo em todo território nacional, que já coloca o Brasil em 30º lugar entre os 195 países do mundo que possuem mais de 1GW de fonte de energia solar, a energia fotovoltaica representa um tremendo potencial de negócios para o segmento imobiliário no país. E Niterói, com uma das tarifas mais altas do Brasil, é uma das cidades brasileiras onde o investimento em energia solar é mais vantajoso.

Como fonte de energia renovável, limpa, de baixo impacto ambiental e que não oferece riscos de desabastecimento, o sistema fotovoltaico tem cada vez mais despertado o interesse dos consumidores residenciais, atribuindo um forte apelo comercial aos empreendimentos que o incluem.

De acordo com levantamento da Comerc Energia divulgado neste jornal, os consumidores de Niterói, atendidos pela Enel Distribuidora Rio, recuperam em 2,79 anos o que investiram em sistemas de geração própria de energia solar fotovoltaica, superando Teresina, que lidera o ranking das capitais brasileiras, com retorno em 2,86 anos. O Rio de Janeiro, atendido pela Light, conta com prazo para retorno dos investimentos de 3,18 anos.

Agora, com a redução dos custos e dos prazos de recuperação desse investimento, a tendência é que a procura aumente ainda mais por unidades de energia fotovoltaica.

Diante dessas tendências, as incorporadoras locais vêm desenvolvendo projetos comprometidos com a gestão responsável do meio ambiente. Em Piratininga, por exemplo, um condomínio já em fase final de construção utilizará um sistema completo de placas para captar energia solar, somadas a outras inovações como o reuso de água e a disponibilização de carregadores para bicicletas e carros elétricos.

Conforto e segurança
Todos apartamentos serão entregues com automação, possibilitando ações que geram conforto e economia em seu dia a dia, como controle de intensidade de luz e controle do ar condicionado. O melhor: tudo controlado pelo celular ou tablet. Empreendimentos como este, que deverão se tornar cada vez mais comuns nos próximos anos, reforçam o caráter inovador que Niterói tem e todo o potencial do seu mercado.

Aproveitar o cenário atual para explorar o potencial do mercado imobiliário, utilizando um recurso natural e abundante, em um dos países com mais incidência de luz solar do mundo é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para quem vislumbra garantir a casa própria ou busca boa rentabilidade e segurança. Confira as oportunidades e não perca essa chance!

Scroll To Top