É preferível viver nu

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Existe uma máxima sobre confiança e credibilidade que é a seguinte: A confiança no outro aumenta na medida em que o que ele promete é igual ou maior àquilo que ele entrega. Aquilo que ele diz é coerente com aquilo que ele faz.

Essa máxima também se emprega na equação para fidelizar clientes ou se fidelizar e crescer nas Organizações.

Adaptar nosso estilo profissional ao ambiente que encontramos, utilizando nossos talentos genuínos, conservando nossa naturalidade, gera muita credibilidade.

O maior percentual de demissões em grandes empresas, em todo o mundo, reside na incapacidade de se relacionar bem com os pares. Não é, absolutamente, a falta de conhecimento específico sobre o assunto com o qual se lida.

Por isso é importante as pessoas terem a consciência de que não conseguimos enganar muita gente, por muito tempo. Mais cedo ou mais tarde, a verdade se revelará. Mas são poucos aqueles que sabem que a nossa verdade continua sendo a arma mais poderosa para o triunfo real e longevo na vida.

Por vezes, passamos a maior parte da vida nos escondendo de nós mesmos, enganando a nós próprios e aos outros, adotando determinados comportamentos, personalidades e posturas fictícias, mas que se desnudam tão logo sejamos contrariados em nossos pontos de vista.

Nas Organizações acontece mais ou menos assim: O indivíduo prepara-se muito bem para uma entrevista de emprego (hoje existem muitos cursos preparatórios para isso), aprende como e o que falar, como se comportar, etc. Conquista a vaga e passo a passo vai deixando escapar suas dificuldades, as máscaras vão caindo, fruto de uma pequena inteligência intrapessoal (capacidade de se relacionar bem consigo mesmo) que irá refletir negativamente, em sua inteligência interpessoal (capacidade de se relacionar com o outro) e, com o passar do tempo, vai inviabilizando sua permanência no quadro funcional.

Um processo de excelência começa quando reconhecemos em nós mesmos os pontos que podem ser potencializados e os pontos que devem ser melhorados. Para isso, nada melhor do que uma autoavaliação honesta.

Perceber-se em cada contexto é dinâmica fundamental para corrigir rumos e sinalizar rotas saudáveis. Todo relacionamento com o outro, também é um relacionamento consigo mesmo. Por isso, se conhecer e se aceitar é relevante no caminho da excelência humana.

Por experiência de vida, acredito que de alguma forma, todos os caminhos continuam nos levando para onde queremos ir. O desafio continua sendo o de saber conscientemente o que e como exatamente temos escolhido viver diante de cada circunstância que a vida nos apresenta. Aonde e como queremos chegar. O quanto estamos dispostos a ser nós mesmos, a viver a nossa verdade e triunfar a partir daquilo que somos.