Combate a irregularidades no Estado

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Detran e o Ministério Público (MP) assinaram dois convênios. A parceria tem o objetivo de melhorar as ações de controle e combate às irregularidades no Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, o procurador-geral de Justiça do Rio, Eduardo Gussem, e o presidente do Detran, Vinicius Farah, se reuniram para conhecerem os projetos das instituições e unirem o know-how de cada órgão.

O MP poderá coletar informações de identificação civil, habilitação, multas e do sistema penitenciário. O Ministério Público também apoiará o Detran Conduta, programa que tem o objetivo de combater o mau atendimento e a corrupção.

O Detran vai permitir ao Ministério Público acesso ao seu banco de dados para agilizar e facilitar as investigações do órgão. A integração do sistema também será o primeiro passo para o Ministério Público criar um sistema de proibição de torcedores “fichas sujas” nos estádios de futebol.

A parceria para o apoio ao Detran Conduta fará com que todas as supostas irregularidades descobertas pelo programa sejam encaminhadas e analisadas pelo Ministério Público, além das polícias Civil e Militar, dependendo do caso específico.

O Detran Conduta foi criado em setembro de 2017 e, em menos de seis meses de atuação já realizou 10 prisões, afastou 60 funcionários e fez mais de 7.200 atendimentos. O Detran Conduta une a Ouvidoria e a Corregedoria. Até o fim de 2018, o programa ganhará uma nova fase de ação.