De olho no futuro

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

No dia 1º de janeiro assumi a presidência da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Niterói. É com muito orgulho que, junto com a nova diretoria e o Conselho Superior, passo a representar essa entidade que tanto contribui para o nosso comércio e para a nossa cidade. Por isso, nesse primeiro artigo para o jornal O Fluminense, gostaria de destacar as ações que estamos planejando para o nosso mandato.

O ano de 2018 chegou trazendo grandes expectativas, especialmente de mudança no âmbito político e econômico do país. Fechamos 2017 com resultados um pouco melhores, impulsionados inclusive pelo Natal e Ano Novo, que fomentaram um aumento de 4,5% nas vendas, em comparação ao mesmo período de 2016. Contudo, passamos por um período complicado, em que mesmo com os resultados positivos nessa reta final, alguns segmentos ainda ficaram abaixo do esperado.

Mas a percepção é de que chegamos a um momento de estabilidade, com previsão de recuperação e retorno do crescimento. Especialmente para Niterói, acreditamos que a movimentação no comércio seja 5% superior nesse início de ano, e a tendência é melhorar ainda mais no segundo semestre. Aqui aproveito para reconhecer e parabenizar os esforços dos nossos lojistas, que apesar das adversidades, continuaram trabalhando, e muito.

E é pensando nos nossos comerciantes que estamos desenvolvendo o planejamento estratégico da nova gestão da CDL. Já estabelecemos as diretrizes, que incluem a ampliação da relação da entidade com os associados, o fomento da adesão de novas empresas e a consolidação da Câmara como agente de mudança, inovação e capacitação.

Pretendemos implantar um setor de pesquisas, que facilitará os levantamentos feitos ao longo do ano sobre as expectativas de vendas e resultados finais de determinados períodos. Também queremos fortalecer a nossa comunicação e levar aos lojistas informações sobre economia e a cidade e, para isso, estamos pensando em desenvolver um aplicativo da CDL. Investimentos em infraestrutura, atualização da tecnologia empregada na sede da entidade, ampliação dos serviços oferecidos e o desenvolvimento de um calendário de eventos também estão entre as nossas metas.

Queremos estar mais próximo dos comerciantes por meio de visitas planejadas às empresas e de reuniões itinerantes nos bairros. Vamos aproveitar melhor os espaços da Câmara para cursos, palestras e outros eventos. E também estamos abertos a sugestões. A real mudança começa em cada um de nós, e esperamos que juntos possamos construir um futuro melhor, com geração de mais empregos e renda para o crescimento da nossa cidade!

Vamos em frente!