Estabelecendo rede de contatos

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Eventos, congressos, reuniões são provocados com o intuito de aproximar pessoas. Isso é o que os americanos chamam de networking. O objetivo nada mais é do que construir relacionamentos que possam resultar em negócios. Mas o quanto esses encontros são admirados? O quanto as pessoas se sentem à vontade participando? Ninguém duvida de que ali podem acontecer novas oportunidades, entretanto, muitos criticam o círculo artificial que envolve esse tipo de relacionamento provocado apenas no interesse próprio. 

Muitos participantes que se sentem pouco à vontade chegam a classificá-los como sujos, em que um bando de aduladores se encontram para tirar vantagens. Há muito tempo venho ouvindo executivos quanto à sua disposição de estar ao lado de pessoas desconhecidas que nada têm a acrescentar aos seus interesses, entretanto, reagem favoravelmente quando em meio aos presentes encontram-se personalidades que podem agregar valores aos seus negócios. A conclusão a que chegamos é que o networking pode ser útil desde que seja estrategicamente executado. De dois grupos de participantes, ou seja, aqueles que se sentem motivados e tratam o encontro com entusiasmo, e aqueles que vão por obrigação, podemos dizer que é possível direcionar o foco motivacional, basta que a escolha do evento e dos participantes seja previamente elaborada. 

A identificação de interesses comuns deve ser avaliada e alinhada para que o encontro possa estabelecer conexões mais duradouras. Um aspecto importante a ser considerado é o de que quem faz networking deve pensar que da mesma forma que lhe interessa se beneficiar, outros também pensam assim, então, fica mais fácil quando tem algo valioso para oferecer, e isso requer o interesse recíproco. Em networking o lado divertido tem um peso importante no relacionamento. Um simples convite para jogar uma partida de futebol pode ser um belo motivo para se abrir um bom relacionamento. A principal lição é de que é possível utilizar-se do networking e sentir-se bem, basta que haja uma motivação que renda frutos para todos.