Faetec investe em programa de estágio em diversas áreas

Atualidades
Tpografia
  • Mínimo Pequeno Médio Grande Gigante
  • Fonte Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Os cursos técnicos seguem como uma oportunidade no mercado de trabalho

Divulgação

Com foco no aprendizado prático para a inserção de profissionais no mercado de trabalho, a Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, tem apostado em parcerias com grandes, médias e pequenas empresas para garantir oportunidades de estágio para os estudantes dos centros de ensino profissionalizantes distribuídos no Estado.

Recentemente, a Faetec estabeleceu acordos com companhias dos setores de Construção Naval e Panificação. A Fundação também já negocia a criação de um banco de vagas profissionais em cooperação com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. O objetivo é permitir que os alunos de Turismo tenham a sua primeira experiência profissional em hotéis e estabelecimentos de hospedagem renomados.

“Estas parcerias representam um estímulo aos estudantes que estão tendo a oportunidade de realizar cursos de referência e ainda terão a chance de ter a experiência prática com o treinamento”, afirmou o presidente da Faetec, Wagner Victer.

No setor naval, por exemplo, a demanda por profissionais especializados originou acordo com a empresa Projemar S.A – Projetos de Engenharia. A Escola Técnica Estadual Henrique Lage, localizada em Niterói, forma cerca de 1,2 mil profissionais por ano, é referência na oferta de cursos para o segmento e está sendo beneficiada pelo convênio. 

Convênios – “Estreitar a relação entre a empresa e a escola, transmitindo as necessidades reais da engenharia no mercado de trabalho é um dos principais objetivos da nossa parceria com a Faetec”, disse o presidente da Projemar, Tomazo Garzia Neto.

Outra empresa parceira é o Estaleiro Mauá (atual EISA/Niterói). As vagas priorizam funções relacionadas à construção, reparo e obra de estaleiros e plataformas.

Já no ramo da panificação, a Fundação estabeleceu convênio com a Boulangerie Guerin, renomada padaria e confeitaria francesa com a finalidade de permitir que alunos façam treinamentos em unidades da Guerin, localizadas na capital. 

Estímulo – Para o engenheiro naval Gustavo Henrique Kilppel Baptista, de 21 anos, o curso realizado na Faetec tornou viável a primeira experiência profissional e o ingresso no mercado de trabalho. Ele foi contratado pelo Estaleiro Mauá (atual EISA/Niterói) e hoje atua como auxiliar técnico.
“Não há dúvidas de que o curso na Faetec foi o que me ajudou a conquistar uma vaga profissional. O curso oferece boa base e ainda consegui um estágio e depois fui efetivado. Estou muito satisfeito”, disse o ex-aluno.